O Novo RH Estratégico

 

HSM Management 53 Novembro-Dezembro 2005

 

O departamento de recursos humanos estava acostumado a analisar cargos. Esse era seu modelo básico na era industrial. Hoje o cargo em si é um modelo ultrapassado, pois prevalecem equipes e competências.

 

Assim, o departamento de RH das empresas deve passar a "enxergar-se no papel estratégico de disseminador da missão e da visão corporativas", afirmou Idalberto Chiavenato em concorrida palestra na área da Exposição. Para construir um RH estratégico, Chiavenato propôs um processo de quatro etapas:

 

I)      Transformar pessoas em talentos;

II)     Transformar talentos em capital humano;

III)    Transformar capital humano em capital intelectual;

IV)     Transformar capital intelectual em resultado tangível.

 

Na etapa I, o caminho é investir em conhecimento e pensar maneiras de multiplicá-lo.

 

Na etapa II, deve-se aplicar de forma eficaz as ferramentas coaching, mentoring e empowerment.

 

Na etapa III, o segredo é providenciar para que o capital humano movimente os outros capitais (de sistemas de informação até clientes e marca) da forma mais inteligente e eficaz possível.

 

Na etapa IV, deve-se buscar os resultados que interessam -maior valor agregado, crescimento, participação no mercado e lucratividade.

 

Estes são obtidos, de acordo com Chiavenato, com aumentos de produtividade, qualidade, inovação, satisfação do cliente. 

...............................................................................................................................

imprimir | Download

...............................................................................................................................