Outro Profissional

 

HSM Management 53 Novembro-Dezembro 2005

 

A mudança pessoal foi um dos temas de destaque da ExpoManagement. Atitude e formação estão entre seus requisitos, segundo os palestrantes metáfora do laticínio já era conhecida de boa parte da platéia da ExpoManagement 2005. Mas a presença do autor do best-seller internacional Quem Mexeu no Meu Queijo? representou um "empurrão a mais" para quem estava realmente disposto a mudar. Todos saíram da palestra com uma convicção maior de que conseguem mudar, sim, se derem o primeiro passo. Spencer Johnson, que é psicólogo, fez uma sugestão bem factível de primeiro passo: "Pense no que você pode fazer diferente hoje, nem que seja encarar algo de modo diferente. Isso ajudará o processo de mudança a ocorrer mais naturalmente".

 

Lembrando que mudanças acontecem sempre e que a natureza do ser humano é favorável a elas, pois "ficam mudando a localização do queijo”, Johnson propôs duas bases estruturais para dar apoio ao processo de mudança pessoal. A primeira estrutura são três questões sobre as quais cada um deve refletir profundamente: 1) O que aconteceria se você realmente encarasse a mudança como um renascimento e não como morte? Como ganho e não como perda?; 2) O que você poderia fazer se não se sentisse tão confortável na posição? Ou se não tivesse tanto medo?;3) Você consegue imaginar-se aproveitando a mudança no futuro?

 

A segunda estrutura é a do processo de mudança de seis etapas: 1) antecipar a mudança; 2) monitorar o andamento da mudança; 3) adaptar-se rapidamente à mudança; 4) saber divertir-se com a mudança e tirar proveito dela; 5) estar sempre preparado para mudar; 6) mudar e, assim, vencer - "mudar de lugar com o queijo".

 

Johnson frisou que o conforto com o velho torna-se irrelevante quando se percebe o prazer do novo e que o medo se dissipa quando a pessoa se sente no controle da mudança. Portanto, isoladamente, a imaginação e a preparação contínua talvez sejam as duas ferramentas mais poderosas da proposta do autor de Quem Mexeu no Meu Queijo?

 

Johnson ainda acrescentou três conselhos valiosos a quem quer mudar: dê um nome para sua mudança, lembre que "mudança por imposição é mudança com oposição" -você mesmo se boicota desse modo - e prefira as soluções simples. Ele citou o executivo Jack Welch no que se refere às soluções simples: "Os profissionais mais valiosos são os que fornecem soluções simples para desafios complexos”.

 

Foco no processo

 

A palestra de Fred Kofman, professor do Massachusetts Institute ofTechnology (MIT), também trouxe contribuições ao tema da mudança pessoal. Segundo ele, Aristóteles já dizia, e muitas pesquisas comprovaram, que felicidade, por exemplo, não é ser feliz, mas o processo de busca da felicidade. Ou seja, o mais importante na vida - e na mudança, por tabela - é o processo que leva ao resultado, não o resultado em si. A mensagem, portanto, é que tudo é melhor quando se aprende a "saborear" o processo de mudança.

 

Mudança fundamental

 

As mudanças são variadas e simultâneas. Fred Kofman apontou uma mudança em particular que, em sua opinião, deve ser encarada como prioridade: "É preciso parar de se colocar como vítima das circunstâncias, do ambiente externo, de algo fora de seu controle. É preciso reagir, tornar-se protagonista”.

Mudança fundamental 2

 

Outra mudança essencial passa pela aquisição de algumas características imprescindíveis a quem quiser ser um profissional de sucesso no mundo que se desenha. Para Antônio de Araújo Freitas, professor da FGV-EAESP que apresentou uma palestra sobre "carreira e empregabilidade", essas características são: a capacidade de pensar grande; a capacidade de trabalhar com inteligência, conhecimento e disciplina (e, assim, preservar a qualidade de vida); a criatividade para criar o futuro; e, por fim, a capacidade de interagir com outras pessoas. 

...............................................................................................................................

imprimir | Download

...............................................................................................................................