Quanto Vale Um Conselho

 

HSM Management 52 Setembro-Outubro 2005

 

Ozires Silva

Presidente da Pele Nova Biotecnologia e fundador da Embraer – Indústria tecnológica

 

“Somente tem sorte quem vai. Quem fica, seja qual for a razão, pode perder uma expressiva oportunidade”

 

Jayme Brasil Garfinkel

Presidente da Porto Seguro Seguros

Serviços de seguros

 

“Você só será grande se a empresa for grande também”.

 

“O ápice do sucesso só é atingido quando o coletivo passa a ter mais significado que o particular”.

 

Richard Barczinski

Presidente da H. Stern – Indústria e comércio de jóias

 

“A importância de pensar diferente e explorar os variados ângulos e visões de um mesmo assunto”.

 

“Não seja o dono da verdade. É preciso ser humilde, ouvir os conselhos alheios e aprender com ele. Isso e a disposição para enxergar as diversas alternativas possíveis são os passos fundamentais do processo de tomada de decisão nos negócios”.

 

Alair Martins

Presidente do Grupo Martins

Comércio atacadista

 

“O melhor conselho sempre será o bom exemplo”.

 

“É vital amar muito tudo o que se faz e ser inovador, estamos sempre disposto a aprender e a aperfeiçoar as coisas. Não existe nada no mundo que não possa ser melhorado”.

 

Manoel Amorim

Presidente da Telefônica São Paulo

Serviços de telefonia

 

“Você deve escolher, a cada ano que entra, um ou dois projetos grandes em que possa fazer a diferença e concentrar todo seu foco, todos os seus esforços. Isso significa pensar grande e conseguir executar, priorizando recursos de todos os tipos para o projeto focado. Essa idéia tem pautado minha carreira desde então”.

 

Emílio Odebrecht

Presidente do conselho de administração da Odebrecht S.A

Construção civil

 

“É melhor servir do que ser servido”.

“Transforme os problemas em oportunidades e seja persistente, sempre. Se a circunstância obrigá-lo a atravessar um charco, saiba sair limpo do outro lado. Conviva e aprenda com a natureza e nunca tire dela mais do que precisa para sobreviver. A hierarquia está sempre nos objetivos e o que importa é o que é o certo, não quem é o certo. Em qualquer circunstância, o enfoque deve ser sempre na contribuição”.

 

Washington Olivetto

Presidente da W / Brasil

Serviços de comunicação

 

“Aprendi que, tanto na publicidade como na vida, o mais simples é o melhor. E já repeti esse conselho inúmeras vezes por aí”.

 

Paulo Bellini

Presidente da Marcopolo S. A

Indústria de carrocerias de ônibus

 

“Tenha o máximo de cuidado e consideração quando tratares com pessoas e, de um modo especial com colegas e subordinados. Todos gostam de tratamento simples e espontâneo”.

 

Renato Bernhoeft

Presidente da Bernhoeft Consultoria Societária – Serviços de Consultoria

 

“Nunca compare os ideais de sua cultura com a realidade da cultura alheia”.

“Fez-me começar a pensar nas diferenças entre as pessoas e na importância de estarmos atentos a elas. Fez-me ver a relevância de adotar uma postura de respeito às diferentes culturas”.

 

Décio da Silva

Presidente da Weg – Indústria de motores elétricos

 

“Quando faltam máquinas, você as pode comprar; se não tiver dinheiro, pode pedir emprestado; mas homens, você não pode comprar ou pedir emprestado, e homens motivados por uma idéia são a base do êxito”.

 

 

Gioji Okuhara

Presidente da Faber – Castell

Material escolar e artigos de escritório

 

“Tome decisões baseadas em fatos, mas vá além, para entender o que está por trás deles. Você deve vivenciar a realidade do mercado, falando com seu consumidor e com seu cliente”.

 

Chieko Aoki

Presidente da Blue Tree Hotels

Serviços de hotlaria

 

“A nossa felicidade depende da felicidade de outras pessoas; apenas proporcionando felicidade é que conquistamos nossa própria felicidade”.

“Em nossos treinamentos, utilizamos uma frase da Madre Tereza de Calcutá que complementa o conselho do meu pai de certa forma:” Não deixe jamais que alguém que se achegou de ti vá embora sem se sentir melhor ou mais feliz ““.

 

Fábio Barbosa

Presidente do Banco Real ABN Amro

Serviços Bancários

 

“Nunca faça nada que possa se arrepender”.

“Estou convencido de que a vida é um encadeamento de coisas e de pessoas; portanto, tudo que se faz tem conseqüências”.

“Procure se cercar de gente que o complemente; ninguém é completo. Sei que seguir esse conselho requer um grande esforço. A tendência do ser humano é conviver com seus iguais. Pois eu garanto: trata-se do caminho mais fácil, porém não o melhor. É preciso buscar a complementaridade”.

 

Luiza Helena T. I. Rodrigues

Diretora – superintendente do Magazine Luiza – Comércio Varejista

 

“Pense em ganhar o que você quer gastar”.

“Acredite sempre em você mesmo e em sua fé no Absoluto; procure não mitificar coisas nem pessoas; tenha sempre uma atitude de troca: o importante é dar e receber; não abra mão por nada da sua ética, moral e crença na evolução do homem; saiba que você tem uma missão – descubra-a lute por ela; tenha tempo para tudo – organize-se, crie ritmo e rotina; tenha paixão pelo que faz, pois só assim o fará melhor e mais fácil; seja sempre você mesmo e nunca omita a verdade – a transparência é importantíssima”.


 

Robert Wong

Managing partner da P&L

Educação executiva personalizada

 

“Pense grande e aja grande”.

 

Emilio Umeoka

Diretor Geral da Microsoft Brasil

Serviços de desenvolvimento de software

 

“Na sua vida, você terá mais ou menos 20 grandes decisões a tomar – cinco mais, cinco menos. Quando se vir diante delas, pense bastante, pondere os prós e contras e use bem a sua intuição!”.

“Uma frase em inglês, dita por esse mesmo professor, resume o espírito do que eu quero dizer: “At the end of the day, life is about choice”.Traduzindo livremente. “No final do dia, viver é fazer escolhas”“.

 

Roger Ingold

Presidente da Acenture no Brasil

Serviços de Consultoria

 

“Sempre se coloque na posição do seu cliente. Imagine a melhor forma de ele receber as informações que você passar e quais os valores importantes para ele e para sua empresa. Antecipe – e tenha uma resposta preparada para - as prováveis objeções que ele possa ter, imaginando o que o faria aprovar ou rejeitar uma proposta”.

“Sempre defenda a melhor solução técnica para determinada situação. Não caia na tentação de misturar o aspecto político nas decisões, tirando a clareza do que é correto”.

 

Christina Carvalho Pinto

Presidente do Grupo Full Jazz de Comunicação – Serviços de publicidade

 

“Eu diria hoje que o grande desafio, em qualquer área profissional, está não em desenvolver capacidades técnicas, mas em descobrir o verdadeiro significado do que fazemos e a relevância do nosso trabalho para o ser humano. Nunca façam nada sem se perguntar:” Para o que serve o que estou fazendo?”. A vida sem significado não tem sabor nem alegria”.

 

Mauricio Ceschin

Superintendente corporativo do Hospital Sírio – Libanês de São Paulo

Serviços de Saúde

 

“Ao contratar ou avaliar alguém, lembre-se: o que ele sabe, nos ensinará; o que não sabe, aprenderá conosco, mas valores e princípios – éticos e morais – são formados muito antes de qualquer experiência profissional. A principal característica que diferencia uma pessoa das outras é o berço. Meu pai não se referia a ter nascido em classes sociais privilegias, é claro, mas ao apego a valores e princípios, algo que se aprende ainda criança”.

“Viva intensamente, tenha experiências desafiadoras, se autoconheça, enfrente seus medos, seja curioso, leia muito, escute, preste atenção ao que ocorre a sua volta, trate todos de forma igual, seja justo, ético e íntegro. E, principalmente. cuide de sua saúde, tenha prazer e faça as coisas com amor.”

 

Rogério Oliveira

Presidente da IBM no Brasil

Produtos e serviços de tecnologia da informação

 

“Quando você se põe no lugar do outro, é possível ter clareza de até aonde ir, onde ceder, do que não abrir mão - de forma equilibrada - que busquem um resultado de negociação ganha-ganha”.

 

Eduardo Souza Aranha

Presidente da Souza Aranha Marketing Direto – Serviços de marketing direto

 

“Estou transformando o meu cliente em um colaborador permanente para encontrar as melhores idéias?”.

 

Edson Bueno

Presidente do conselho de administração da Amil

Serviços de assistência médica

 

“Sempre procure ver as coisas com seus próprios olhos e não através do outros. Esteja no front, veja, ouça, sinta, energize-se. Essa sensibilidade do negócio é fundamental. Não adianta ficar no palácio de cristal do escritório e ouvir outros com menos experiência do que você lhe dizerem o que está acontecendo. Eles enxergarão as coisas de forma distorcida”.

...............................................................................................................................

imprimir | Download

...............................................................................................................................