AIKIDÔ:

 

Fonte: Informativo do Instituto Takemussu

 

PALAVRAS DO FUNDADOR MORIHEI UESHIBA

 

Palavras do fundador do aikidô Morihei Ueshiba

 

“Aiki é uma palavra que existe há muito tempo. Porem o Ai de aiki é um homônimo de amor!”.

 

“A filosofia particular que eu segui e conquistei e da qual estou impregnado, eu a denominei aikidô. Porem, o que as pessoas que praticam artes marciais denominam Aiki é fundamentalmente diferente do que eu chamei de Aiki”.

 

“Aiki não é uma arte de combate contra um inimigo sendo tampouco uma técnica de destruição do adversário, mas sim o caminho da harmonização do mundo que faz de toda a humanidade como pertencente a uma mesma família”.

 

“O aikidô é a arte marcial da verdade, é um ato de amor, é o caminho para a salvaguarda de todos os seres vivos, é o compasso que faz viver todas as coisas, é a manifestação do TAKEMUSSU que dá nascimento ás técnicas marciais. A arte marcial que nasce do TAKEMUSSU está de acordo com a lei de aparecimento e desenvolvimento de toda a CRIAÇÃO. É a lei que protege o crescimento de todas as coisas e pode-se dizer que Aiki é a arte marcial da verdade e isto é porque ele está debaixo da ordem do Universo. O Universo é visto a partir da UNIDADE. O Universo inteiro se harmoniza como uma só família e se apresenta como a perfeição e a paz”.

 

“O aikidô que tem estas raízes como concepção não pode ser outro que não a arte marcial do amor e não pode ser uma arte marcial da violência”.

 

“O Aikidô é ‘MASSAKATSU AGATSU KATSU HAYAHI’. Massakatsu é vencer com a verdade. Agatsu é cumprir completamente a missão que o Céu nos deu. Katsu Hayahi é o ardor que nos permite vencer o tempo”.

 

“Eu posso dar minhas costas ao adversário. Quando ele me ataca ele se choca com sua própria vontade de me atacar. Eu sou UM com o Universo. Eu não sou nada. Quando eu estou ali, o adversário é aspirado. No Aikidô de Ueshiba não há tempo nem espaço, somente o Universo, e isto é Katsu Hayahi. Aquele que compreendeu o principio essencial do Aikidô, o Universo está nele, eu sou o Universo”.

 

“Eu não posso perder independentemente da rapidez com que o adversário me ataca. Não é porque as minhas técnicas são mais rápidas do que as do adversário, não é um problema de velocidade ou lentidão. O resultado de um combate é decidido antes de começar. Aquele que me ataca tenta destruir a harmonia do Universo, portanto já perde antes de começar”.

 

“O Aikidô é uma doutrina de não resistência, e na medida que não é resistente, a vitória esta assegurada desde o começo”.

 

“Eu não me comparo aos homens. A quem então? Se devo responder, eu me comparo a divindade. O Misogi do grande Aiki deve ser atingido e aperfeiçoado em cada um. È preciso alegremente exercitar o espírito. Vocês que tem um coração, escutem por favor a voz de Aiki. Não é necessário corrigir os homens, mas de corrigir nossos próprios corações, isto é Aikidô. Esta ordem que lhes dá o Aikidô e que vocês devem dar a vocês próprios”.

 

“No Aikidô não há final. O caminho é ilimitado, é uma fonte inesgotável”.

 

“O principio essencial do Aikidô é harmonizar-se com o Universo, é se tornar UM com ele, vibrando com os seus movimentos em ressonância”.

 

“O Aikidô é o caminho que protege o nascimento, o crescimento e desenvolvimento de todos os seres a fim de que todos possam ajudar a estabelecer o reino ordenado do Universo”.

 

“Aquele que pratica sinceramente o Aikidô deve ouvir os olhos do coração e através do Aikidô entender a ordenação do Universo criada pelos deuses, e segui-la completamente”.

...............................................................................................................................

imprimir | Download

...............................................................................................................................