Esse livro foi escrito por Lao Tsé por volta do século VI antes de Cristo e é uma jóia de sabedoria...TAO pode ser traduzido por Caminho, Verdade ou Lei...Tao Te King seria o "Caminho da Perfeição" ou "Caminho da Virtude". O Tao Te King consta de 81 capítulos. Abaixo alguns capítulos do Tao Te King
TAO TE KING
1 - TAO
O Tao que pode ser expressado não
é o Tao Absoluto.
O nome que pode ser revelado não é o nome absoluto.
Sem nome, é o princípio do Céu e da Terra.
Com nome, é a Mãe de todas as coisas.
Assim, quem permanece sem desejos contempla o Misterioso Princípio.
Quem guarda desejos contempla o limite das aparências.
Ambos são idênticos na sua Origem.
Diferentes são seus nomes ao fazer-se manifestos.
Esse mistério chama-se Infinita Profundidade.
Profundidade não desvelada pelo homem.
A porta de todas as maravilhas do Universo.
4 - A FONTE PRIMEIRA
O Tao é vazio e pleno.
Quanto mais produz mais difícil é de esgotar-se.
É como um manancial de onde brotam as coisas, mas ele permanece imutável
na sua profundidade essencial.
Ele suaviza as asperezas, desata os nós, modera seu brilho e unifica a
poeira.
Sem embargo continua um mistério como as águas profundas.
Ignora-se sua origem. Parece ser o predecessor de todas as coisas.
8 - A NÃO-OPOSIÇÃO
A Bondade Superior é como a
água.
A água favorece todas as coisas e não exclui nenhuma.
Permanece nos lugares que outros desprezam.
Por isso assemelha-se ao sábio.
No viver encontra a Felicidade.
No pensar é como o Profundo Abismo.
No Amor se harmoniza com todos.
Nas palavras é verdadeiro.
No governo é equilibrado.
No trabalho obra com retidão.
No caminhar encontra o tempo oportuno.
Sendo assim não se opõe e fica livre das críticas.
9 - NEGATIVIDADE DOS EXCESSOS
Uma taça demasiado cheia é
difícil de se carregar.
Uma espada continuamente afiada não dura muito tempo.
Uma sala repleta de ouro e de pedras preciosas é difícil de se guardar.
Opulência e poder conduzem à soberba e disto nasce a ruína.
Acabada a Obra e o mérito cumprido, o oportuno é retirar-se.
Isto ensina o Tao do Céu.
12 - ILUSÃO DOS SENTIDOS
As cinco cores cegam os olhos do
homem.
Os cinco sons ensurdecem os ouvidos do homem.
Os cinco sabores estragam o paladar do homem.
A concorrência e a caça embrutecem o homem.
Aquilo que embota os sentidos do homem o faz realizar esforços nocivos.
Por isso o sábio ocupa-se do interior e não do exterior.
Ele rejeita o superficial e mergulha no profundo.
18 - DECADÊNCIA
Quando o Tao se perde, fala-se de
humanidade e justiça.
Quando aparecem a instrução e as regras de etiqueta, há grandes
hipócritas.
Quando as relações familiares não são harmoniosas, fala-se de amor
filial e amor paterno.
Quando há desordem e confusão no país, fala-se de amor à pátria.
Onde reina a harmonia está o Tao.
Quando o Tao se perde aparece a falsidade.
22 - CEDER PARA CRESCER
O incompleto será pleno.
O torto será endireitado.
O vazio será preenchido.
O consumido será renovado.
Possuir pouco é grande aquisição.
Possuir muito é grande erro.
Por isto, o sábio, abraça a unidade e esquece de si mesmo.
Sua presença é modelo para todos os homens.
Não se exibe, por isso resplandece.
Não se vangloria, por isso sobressai.
Não se jacta, por isso lhe é dado o mérito.
Não se glorifica, por isso é enaltecido.
Por que não rivaliza com ninguém, ninguém pode lutar com ele.
Os antigos disseram:
"O que é metade deve retornar à totalidade".
Sê humilde e permanecerás inteiro"
Podem, estas palavras, considerar-se vazias?
33 - DISCRIMINAÇÃO DAS VIRTUDES
Quem conhece os outros é
inteligente.
Quem conhece a si mesmo á sábio.
Quem vence os outros é forte.
Quem vence a si mesmo é poderoso.
Aquele que está satisfeito com o que tem é rico.
Aquele que mantém firme o seu propósito tem vontade.
Aquele que não perde seu centro permanece muito tempo.
Aquele que morre, mas não perece, atinge a Imortalidade.
36 - DISCERNIMENTO DOS OPOSTOS
Se queres algo contrair, primeiro
deves deixá-lo expandir.
Se queres enfraquecê-lo, primeiro deves deixá-lo fortalecer.
Se queres que algo caia, deves primeiro pô-lo alto.
Quem quer receber primeiro deve dar.
Chama-se isto Sutil Discernimento.
O brando vence o duro.
O frágil vence o rígido.
Os peixes devem ser deixados nas profundezas das águas.
As armas cortantes devem ser guardadas onde não possam ser vistas.
45 - EXTENSÃO DA VIRTUDE
A Suprema Perfeição parece
imperfeita mas seu efeito é impecável.
A Suprema Abundância parece austeridade mas, em seu uso, é inesgotável.
A Suprema Retidão parece tortuosa.
A Suprema Habilidade parece inepta.
A Suprema Eloqüência parece gaga.
O Movimento vence o frio.
A calma vence o calor.
Pureza e calma são as medidas do Universo.
56 - O PERFEITO MISTÉRIO
Quem sabe não fala.
Quem fala não sabe.
O homem sábio mantém os lábios fechados e mantém fechadas as portas
dos sentidos.
Dessa forma, suprime suas asperezas, seus envolvimentos e seu próprio
esplendor, confundindo-se com a pequenez do pó.
Isto é chamado de Perfeito Mistério.
O amor e ódio não podem tocá-lo.
Os ganhos e perdas não podem afetá-lo.
A honra e a humilhação não podem danificá-lo.
Por isto é considerado o mais nobre sob o Céu.
68 - A VERDADEIRA BATALHA
O verdadeiro general não é
belicoso.
O verdadeiro guerreiro não é violento.
O verdadeiro vencedor não luta.
O verdadeiro líder não precisa levantar a voz para comandar.
Essa é a virtude da não-rivalidade: a capacidade de conduzir os homens.
Tudo em perfeita harmonia com a Lei do Céu.
71 -
DOENÇA DO SABER QUE SE SABE
Saber que não se sabe é o bem
supremo.
Não saber que não se sabe é como padecer um mal.
Quem toma consciência deste padecimento fica livre dele.
O sábio não sofre este mal porque já padeceu com ele.
Assim pode evitá-lo.
81 - ABUNDÂNCIA DO ESSENCIAL
As palavras verdadeiras não são
agradáveis.
As palavras agradáveis não são verdadeiras.
O homem que fala muito não diz coisas de valor.
O homem de bem fala pouco e só palavras boas.
Inteligência não é Sabedoria.
Sabedoria não é inteligência.
O sábio não acumula posses.
O que possui, o dá para os demais.
Quanto mais dá aos outros mais possui para si.
O Tao do Céu beneficia sem prejudicar jamais.
O Tao do Sábio atua sem interferir jamais.
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