Informativo

ANO 1 - n.º 001 - 02/04/2006

Desenvolvendo as pessoas dentro das Organizações

 

Menu Principal:

O Líder e as “Novas”Competências na Gestão de Pessoas

Alternativas para aliviar a dor sem tomar remédios

Kierkegaard

 

Mente e Intelecto

O Líder e as “Novas” Competências na Gestão de Pessoas


A Gestão de Pessoas vem sofrendo algumas mudanças e esta nova visão já ocupa seu espaço em grandes corporações. É uma mudança lenta que está se estabelecendo e sendo ditada já há alguns anos pelos grandes gurus da administração.

 

A Consciência de que resultados serão alcançados através das pessoas. Mas com uma mudança significativa – estas pessoas são ouvidas, entendidas e valorizadas. Não é dar tudo o que o funcionário pede, mas sim o que ele precisa, aspecto muito abordado no Livro: O Monge e o Executivo.

 

É uma mudança na forma de gerenciar pessoas, abandonando uma postura mais impessoal e distante do colaborador, passando a um treino de ouvir o outro, conhecer seus potenciais e servir como facilitador no processo de desenvolvimento.

 

O Gestor precisa saber administrar “cérebros”, seres pensantes, não só funcionários “obedientes”. O Gestor não é dono da verdade e não sabe tudo. É preciso desenvolver a humildade, para poder dizer de coração aberto: “Não sei. Qual o caminho você acha mais adequado? Qual a sua sugestão? Quero ouvir a sua opinião. Qual a melhor solução?”

 

Na “oposição” de um colaborador pode existir a “grande riqueza” de fazer diferente e/ou  melhor, por exemplo. Cada pessoa é um mundo a ser descoberto e desenvolvido.

 

O Gestor precisa desenvolver colaboradores cientes de seus potenciais e pontos de melhoria, envolvendo-o e conquistando-o para que contribua com um pouco de si em um “sonho” que tenha significado para ele como pessoa também, começando com ações simples, como, por exemplo, destacando sua importância – do colaborador - dentro de Objetivos Corporativos.

 

Estabelecer uma relação de respeito é primordial neste processo, onde a ferramenta de Feedback passa a fazer parte do dia a dia, não só em momentos formais como Avaliação de Desempenho Anual. O Feedback precisa estar “repleto de intenção de desenvolvimento”. Se o Gestor conseguir deixar claro esta intenção todos os Feedbacks serão “PRESENTES”, mesmo se forem referentes a redirecionamento de desempenhos ineficientes, por exemplo.

 

O elogio sincero, o reconhecimento, precisa invadir o ambiente da empresa trazendo um clima mais leve, no meio do turbilhão que vivemos diariamente.

 

Bem, não tenho a intenção aqui de esgotar este assunto, mas sim fazer refletir e trazer um pouco de luz sobre estas novas competências.
 

E para finalizar e exercitar: VOCÊ JÁ ELOGIOU ALGUM COLABORADOR OU COLEGA DE TRABALHO HOJE? NÃO? O QUE ESTÁ ESPERANDO?

 

 

Adriana Vicco

 

Físico e Emocional

ALTERNATIVAS PARA ALIVIAR A DOR SEM TOMAR REMÉDIOS


Acupuntura

 

Ninguém discute a eficácia da acupuntura, consagrada por inúmeras pesquisas. Uma delas acaba de ser publicada no jornal americano Rheumatology, mostrando seus bons resultados contra dores nas costas. De quebra, ela atua em outros aspectos, como a depressão e a ansiedade, melhorando a qualidade de vida de quem sofre de males crônicos. Nas dores de origem muscular, a eficácia beira os 70%. As agulhas também são uma boa opção para quem não deveria tomar remédios a torto e a direito.

 

Homeopatia

 

Na visão da homeopatia, terapia criada pelo médico alemão Samuel Hanemann (1755-1843), o que abre caminho para a dor é sempre uma desarmonia. Seus remédios, no caso, despertam reações semelhantes àquelas da doença que está gerando o mal-estar e ensinam o corpo a lutar contra esse mal para reencontrar o equilíbrio. Daí, a sensação dolorosa some. E a demora nos resultados não passa de um mito. Com um bom diagnóstico e um remédio certeiro, a resposta pode ser quase imediata.

 

Mente tranqüila

 

Relaxar sempre ajuda a acabar com a dor. Ao liberar endorfina, neurotransmissor que dá a sensação de bem-estar, o relaxamento diminui tensões e ajuda a quebrar o ciclo vicioso que mantém o sofrimento. Ele facilita o contato com o inconsciente e auxilia no trabalho com as emoções. Junto com o alongamento, permite tratar tanto os fatores físicos quanto os emocionais.

 

Toques analgésicos

 

A massagem é um excelente coadjuvante para tratar praticamente todos os males – desde que a pessoa tenha um diagnóstico médico correto. Quando a origem é postura ou tensão muscular, até pode dar conta do recado sozinha. Inúmeros estudos atentam esse efeito. Além disso, no cérebro os estímulos do toque ocupam o mesmo espaço doloroso, dando uma sensação de alívio. Para muitos terapeutas, a técnica está sendo um bom reforço às sessões de acupuntura contra uma tendinite crônica. Entretanto, fique de olho na formação do profissional e fuja de quem fez cursos de fim de semana.

 

Texto de Elisabete Fernandes Almeida, escritora e editora médica. adaptado por Vicco Consultores.

 

 

Desenvolvimento Interior

“A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, mas só pode ser vivida olhando-se para frente”
 

Sören Kierkegaard

Filósofo Dinamarquês


 

 

Se deseja indicar algum amigo(a) para receber nosso Informativo SeRH mensalmente, nos envie um e-mail através de contato@viccoconsultores.com.br com o título “Indicação”, ficaremos muito felizes em incluí-lo(a).

 

Se deseja ser excluído da nossa lista responda esta mensagem com o título "Remove"

De acordo com as diretivas aprovadas no 105o Congresso de Base Normativas Internacionais sobre SPAM, Seção 301, Parágrafo (a) (2) (c) Decreto S. 1618, Título Terceiro, um E-mail não poderá ser considerado SPAM, enquanto inclua uma forma de ser removido.


Vicco & Consultores Desenvolvendo Pessoas e Organizações Ltda

Site: www.viccoconsultores.com.br - E-mail: contato@viccoconsultores.com.br - Fone/Fax: 11 4224-6551

 

 

..............................................................................................................................

imprimir | Download

...............................................................................................................................