Informativo

ANO 1 - n.º 003 - 23/06/2006

Desenvolvendo as pessoas dentro das Organizações

 

Menu Principal:

A Percepção e os Relacionamentos

Alerta aos Agressivos

Trio Importante

 

Mente e Intelecto

A Percepção e os Relacionamentos

 

Percepção é a forma com que interpretamos os estímulos do meio ambiente e as nossas sensações.

 

Esta interpretação é única, pois é moldada pela experiência de cada indivíduo, seus conceitos, valores, crenças, conhecimentos e habilidades adquiridas durante a vida.

 

Com isto claro, então podemos considerar, que cada indivíduo possui a sua verdade, a sua forma própria de enxergar o mundo.

 

Isto é importante entendermos, pois em nosso dia a dia precisamos nos relacionar com pessoas que enxergam o mundo de forma diferente de nós. Quem é o dono da verdade então?

 

Nos relacionamentos precisamos respeitar diferentes pontos de vista, pois nem sempre temos a “pseudo sorte” de convivermos com pessoas que possuem os mesmos conceitos e valores. Eu digo pseudo, pois conviver com o que é diferente pode ser uma experiência muito rica de ampliação de sua percepção.

 

Vamos para uma experiência prática: Um problema a ser solucionado por um grupo multidisciplinar - Grande aumento de Demanda: um Executivo de Vendas, um Profissional de Recursos Humanos, um Supervisor de Produção, um Analista Financeiro.

 

Definitivamente estas pessoas vêem a empresa de formas diferentes, com focos diferentes. O Supervisor de Produção estará preocupado em atender as novas metas de produção, o representante de Vendas em aumentar efetivamente o faturamento (será que consegue em um primeiro momento considerar que a produção pode ter dificuldade em atender uma nova e grande demanda?), o profissional de Recursos Humanos estará preocupado em contratar com antecedência e treinar estes profissionais para esta nova demanda, por exemplo, por outro lado o profissional da área financeira enxerga a empresa como um grande fluxo de caixa e pode pensar: “Como querem contratar novos funcionários, comprar novos maquinários para atender esta demanda se o fluxo de caixa não suporta este investimento”, e assim prossegue a história.

 

Quem está certo? Quem está errado?

 

Na verdade cada um tem sua percepção e para um resultado eficaz é necessário que tenham abertura no grupo para colocar como vêem a situação, ouvir uns aos outros e buscarem juntos alternativas razoáveis para isso.

 

Resumindo:

Ter claro como percebo a situação e dizer isso ao grupo + Ouvir como o outro percebe a situação + Respeito entre as pessoas + Foco na Solucão = Resultado Mais Eficaz.

 

 

 

Adriana Vicco

 

Físico e Emocional

ALERTA AOS AGRESSIVOS

As recomendações são as mesmas há muito tempo: caminhar faz bem, comida leve faz bem, fumo faz mal, comida gordurosa faz mal. Mas, de uns anos para cá, duas das mais prestigiadas instituições médicas do mundo decidiram incluir mais um fator de risco para doenças cardíacas: as emoções negativas. Para a Associação Americana do Coração e para a Associação Britânica do Coração, controlar o estado emocional pode ser decisivo para evitar até mesmo um infarto.

Os especialistas chamam este conjunto de emoções negativas de hostilidade. "Hostilidade é a pessoa que é extremamente apressada, irritadiça, pouco amorosa, toma decisões só na base do certo e do errado, não dá prioridade aos seus afetos. Essas pessoas são as mais fáceis de enfartar, mesmo tendo os triglicérides excelentes, o colesterol zerado, ótima forma física, tensão normal.

Elas têm grandes chances de enfartar devido à hostilidade, isso já está comprovado cientificamente, revela Denise Gimenez Ramos, psicóloga e professora titular da PUC de São Paulo.

Mudar de postura com firmeza, claro exige um convencimento interior. Afastar a hostilidade não é fácil. "Todo mundo hoje sabe o que faz bem para a saúde. Entretanto, por que é tão difícil seguir essas ordens? Todas as recomendações médicas são engolidas por nossos complexos emocionais. Porque há um sofrimento emocional muito maior do que o sofrimento físico. E nós não consideramos o sofrimento emocional, sempre deixado em segundo lugar. É uma profunda ignorância na nossa cultura do quanto a psique manda em nós. Aprendemos na escola a escovar os dentes, a ter higiene, mas nenhuma escola ensina a lidar com os conflitos emocionais, a prestar atenção nos sonhos e como funcionamos psicologicamente", ressalta Denise.

 

Reportagem exibida no Globo Repórter no dia 03/03/2006  adaptada por Vicco Consultores

 

 

Desenvolvimento Interior

 

TRIO IMPORTANTE

 

Três verbos existem que, bem conjugados, serão lâmpadas luminosas em nosso caminho:

Aprender

Servir

Cooperar

 

Francisco Cândido Xavier
 

 

Se deseja indicar algum amigo(a) para receber nosso Informativo SeRH mensalmente, nos envie um e-mail através de contato@viccoconsultores.com.br com o título “Indicação”, ficaremos muito felizes em incluí-lo(a).

 

Se deseja ser excluído da nossa lista responda esta mensagem com o título "Remove"

De acordo com as diretivas aprovadas no 105o Congresso de Base Normativas Internacionais sobre SPAM, Seção 301, Parágrafo (a) (2) (c) Decreto S. 1618, Título Terceiro, um E-mail não poderá ser considerado SPAM, enquanto inclua uma forma de ser removido.


Vicco & Consultores Desenvolvendo Pessoas e Organizações Ltda

Site: www.viccoconsultores.com.br - E-mail: contato@viccoconsultores.com.br - Fone/Fax: 11 4224-6551

 

 

..............................................................................................................................

imprimir | Download

...............................................................................................................................