COMPROMETIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES
Nas queixas dos clientes e nos
diagnósticos realizados nas Organizações, freqüentemente ouço que
preciso trabalhar o comprometimento dos funcionários, por isso
escolhi este tema para esta edição.
Iniciando o assunto vamos dar uma
olhada nos significados coletados do Dicionário Aurélio:
• Comprometer = Assumir
responsabilidade grave. Adj. Comprometimento;
• Compromisso = Obrigação ou
promessa;
• Envolver = Seduzir, cativar,
atrair, encantar, ‘comprometer’, tomar parte;
• Envolvimento = Ação ou efeito de
envolver-se;
Baseando-se nestes conceitos, a
palavra envolver pode ter como sinônimo comprometer, mas a mensagem
que quero deixar aqui é de que comprometer seria um degrau superior
ao envolver. O processo de envolvimento pode ser considerado como um
momento de influenciar o outro para que ele acredite no que está
sendo proposto e por fim se comprometa com os resultados.
Entretanto um dos aspectos que
precisa ser considerado no processo de comprometimento é o
alinhamento entre os valores, missão e visão das organizações em
paralelo aos valores e direção dos indivíduos que dela fazem parte.
Vou exemplificar o que estou querendo transmitir: Imagine uma pessoa
que participa ativamente de movimentos em prol da preservação da
Mata Atlântica e em determinado momento esta pessoa fica
desempregada. Consegue um emprego de vendedor em uma grande empresa
de fabricação de móveis. Conforme inicia seus trabalhos descobre que
esta empresa utiliza madeiras de procedência ilegal, vindas de
desmatamentos. Minha pergunta é: Esta pessoa conseguirá se
comprometer com as metas desta organização, por exemplo, o de
aumentar as vendas em 20%? Em outras palavras os funcionários sentem
orgulho de pertencer à Organização? Acreditam no que fazem ou
simplesmente vendem suas horas de trabalho?
Mas nem tudo está perdido, e as
chefias têm um papel muito importante neste processo de
comprometimento da equipe, portanto seguem abaixo minhas dicas:
• Você como líder deve acreditar nas
metas e objetivos da Organização bem como acreditar em sua equipe.
Mas não basta acreditar, sua equipe precisa sentir isso através de
sua fala e de suas ações.
• Comunicar à sua equipe os
objetivos e metas de forma clara utilizando a linguagem e os meios
adequados.
• Estar aberto a sugestões, opiniões
e argumentações de sua equipe, a comunicação deve ser de ‘mão-dupla’
e usar a ferramenta de dar e receber feedback é imprescindível.
• Reconhecer ‘avanços’ e elogiar não
somente no cumprimento da meta final, mas sim em todas as fases,
indicando desta forma à sua equipe que ela está no caminho certo.
• Mostrar-se presente e interessado
no andamento do trabalho. A presença do gestor é importante para dar
segurança para a equipe
•Criar um ambiente agradável.
Cuidado com ‘terrorismos’ do tipo: “Se não alcançarmos esta meta vai
todo mundo embora!”. Lembre-se que as pessoas são diferentes e este
tipo de atitude normalmente acaba desestimulando grande parte da
equipe.
• Se você vai dar autonomia a sua
equipe precisa encarar o erro como parte do aprendizado (é claro que
tudo dentro de limites)
•Promover o auto-conhecimento e
conhecimento do outro são importantes para aproximação dos
integrantes e estabelecimento de uma relação de respeito.
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