Informativo

ANO 1 - n.º 005 - 17/08/2006

Desenvolvendo as pessoas dentro das Organizações

 

Menu Principal:

Comprometimento nas Organizações

Os Dez Mandamentos de Nuno Cobra

Eu não vivo aqui sozinho

 

Mente e Intelecto

COMPROMETIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

 

Nas queixas dos clientes e nos diagnósticos realizados nas Organizações, freqüentemente ouço que preciso trabalhar o comprometimento dos funcionários, por isso escolhi este tema para esta edição.

 

Iniciando o assunto vamos dar uma olhada nos significados coletados do Dicionário Aurélio:

 

• Comprometer =  Assumir responsabilidade grave. Adj. Comprometimento;

• Compromisso = Obrigação ou promessa;

• Envolver = Seduzir, cativar, atrair, encantar, ‘comprometer’, tomar parte;

• Envolvimento = Ação ou efeito de envolver-se;

 

Baseando-se nestes conceitos, a palavra envolver pode ter como sinônimo comprometer, mas a mensagem que quero deixar aqui é de que comprometer seria um degrau superior ao envolver. O processo de envolvimento pode ser considerado como um momento de influenciar o outro para que ele acredite no que está sendo proposto e por fim se comprometa com os resultados.

 

Entretanto um dos aspectos que precisa ser considerado no processo de comprometimento é o alinhamento entre os valores, missão e visão das organizações em paralelo aos valores e direção dos indivíduos que dela fazem parte. Vou exemplificar o que estou querendo transmitir: Imagine uma pessoa que participa ativamente de movimentos em prol da preservação da Mata Atlântica e em determinado momento esta pessoa fica desempregada. Consegue um emprego de vendedor em uma grande empresa de fabricação de móveis. Conforme inicia seus trabalhos descobre que esta empresa utiliza madeiras de procedência ilegal, vindas de desmatamentos. Minha pergunta é: Esta pessoa conseguirá se comprometer com as metas desta organização, por exemplo, o de aumentar as vendas em 20%? Em outras palavras os funcionários sentem orgulho de pertencer à Organização? Acreditam no que fazem ou simplesmente vendem suas horas de trabalho?

 

Mas nem tudo está perdido, e as chefias têm um papel muito importante neste processo de comprometimento da equipe, portanto seguem abaixo minhas dicas:

 

• Você como líder deve acreditar nas metas e objetivos da Organização bem como acreditar em sua equipe. Mas não basta acreditar, sua equipe precisa sentir isso através de sua fala e de suas ações.

• Comunicar à sua equipe os objetivos e metas de forma clara utilizando a linguagem e os meios adequados.

• Estar aberto a sugestões, opiniões e argumentações de sua equipe, a comunicação deve ser de ‘mão-dupla’ e usar a ferramenta de dar e receber feedback é imprescindível.

• Reconhecer ‘avanços’ e elogiar não somente no cumprimento da meta final, mas sim em todas as fases, indicando desta forma à sua equipe que ela está no caminho certo.

• Mostrar-se presente e interessado no andamento do trabalho. A presença do gestor é importante para dar segurança para a equipe

•Criar um ambiente agradável. Cuidado com ‘terrorismos’ do tipo: “Se não alcançarmos esta meta vai todo mundo embora!”. Lembre-se que as pessoas são diferentes e este tipo de atitude normalmente acaba desestimulando grande parte da equipe.

• Se você vai dar autonomia a sua equipe precisa encarar o erro como parte do aprendizado (é claro que tudo dentro de limites)

•Promover o auto-conhecimento e conhecimento do outro são importantes para aproximação dos integrantes e estabelecimento de uma relação de respeito.

 

E como mensagem final Elogie com mais freqüência. Essa atitude funciona como um ímã e faz com que todos queiram desfrutar momentos ao  seu lado.

 

 

 

Adriana Vicco

 

Físico e Emocional

OS DEZ MANDAMENTOS DE NUNO COBRA, PREPARADOR FÍSICO

1- Durma pelo menos oito horas e tente acordar sem despertador. "Ele é uma agressão ao organismo".

2- Alimente-se em pequenas quantidades a cada três horas.

3- Cheire a comida, pegue as folhas com as mãos e mastigue o mais devagar possível.

4- Exerça alguma atividade física pelo menos três vezes por semana. Uma hora de caminhada pode ser praticada por qualquer pessoa, em qualquer lugar, e é suficiente para obter os benefícios do esporte.

5- Evite ficar nervoso. Em situações de stress, experimente bocejar e espreguiçar.

6- Dedique pelo menos quinze minutos do dia à meditação. Escolha um local silencioso, sente-se numa posição confortável e se esqueça da vida.

7- Tome ao menos dois banhos frios por dia. Esse hábito é energizante.

8- Nenhum tratamento irá funcionar se você não abandonar seus vícios, a começar pelo cigarro.

9- Quando fizer exercícios físicos, concentre-se apenas neles. Não leia enquanto pedala na bicicleta nem ouça música enquanto corre.

10- Preste atenção ao fluxo de ar que entra e sai de seu pulmão e procure respirar mais profundamente.

 

Fonte: Nuno Cobra – Preparador Físico

 

 

Desenvolvimento Interior

 

EU NÃO VIVO AQUI SOZINHO

 

Eu sou o CENTRO de MEU UNIVERSO mas eu não vivo aqui sozinho.

Cada movimento que faço cria uma onda no oceano do outro.

Cada vez que respiro afeto todo o ar a minha volta.

Cada palavra que expresso bate no ouvido de alguém.

Aquilo que eu toco é sentido por outra pessoa.

Aquilo que faço, certamente afetará alguém.

O que não faço, também afetará pessoas.

Nós nunca sabemos a distancia realmente alcançada por algo que falamos ou fazemos até que nos retorne...

Todas as coisas na vida formam um círculo e estamos no meio dele, quer o vejamos ou não...

E tudo que devo fazer é criar agradáveis ondas, aquelas que envolvem calorosamente tudo em torno de mim, e que voltam suaves, fazendo por sua vez que eu crie, cada vez mais, ondas agradáveis.

 

Fonte: Autor Desconhecido

 

 

Se deseja indicar algum amigo(a) para receber nosso Informativo SeRH mensalmente, nos envie um e-mail através de contato@viccoconsultores.com.br com o título “Indicação”, ficaremos muito felizes em incluí-lo(a).

 

Se deseja ser excluído da nossa lista responda esta mensagem com o título "Remove"

De acordo com as diretivas aprovadas no 105o Congresso de Base Normativas Internacionais sobre SPAM, Seção 301, Parágrafo (a) (2) (c) Decreto S. 1618, Título Terceiro, um E-mail não poderá ser considerado SPAM, enquanto inclua uma forma de ser removido.


Vicco & Consultores Desenvolvendo Pessoas e Organizações Ltda

Site: www.viccoconsultores.com.br - E-mail: contato@viccoconsultores.com.br - Fone/Fax: 11 4224-6551

 

 

..............................................................................................................................

imprimir | Download

...............................................................................................................................