Informativo

ANO 1 - n.º 011 – 16/02/2007

Desenvolvendo as pessoas dentro das Organizações

 

Menu Principal:

Autoconhecimento e Sucesso Profissional

Dor nas Costas: Afaste-se dela

Tese de Gurdjieff

 

Mente e Intelecto

AUTOCONHECIMENTO E SUCESSO PROFISSIONAL

Praticamente em todos os treinamentos que ministro procuro salientar a importância das pessoas olharem com honestidade para si. Olhar-se com honestidade requer uma viagem além de nossa “persona” (máscara) que usamos no dia-a-dia, seja para nos proteger ou simplesmente por repetir modelos aprendidos durante a vida e que até o momento nos foram úteis de alguma forma.

A busca desta nossa essência é trabalho de uma vida, mas descobrir-se traz benefícios como por exemplo:

-        Saber o que torna sua vida maravilhosa pode ser o grande motivador para direcionar ou até mesmo redirecionar sua carreira;

-        Sair do piloto automático, ampliar sua consciência faz você perceber que não existem vítimas, mas co-autores de suas vidas e conseqüentemente de seu destino;

-        Reconhecer seus medos o ajudará a enfrentá-los de forma mais planejada, consciente e com seu emocional mais “estabilizado”.


Existem inúmeras formas de buscar e ampliar o autoconhecimento e as mais conhecidas são:

-        Terapia individual ou em grupos

-        Testes psicológicos ou de Avaliação de Perfil

-        Vivências específicas conduzidas por profissionais devidamente habilitados e etc

 

Mas minha dica é a seguinte:

Todos os dias e a toda hora recebemos informações do meio, mas simplesmente ignoramos estes fatos. Refletir sobre nossos comportamentos, e como as pessoas reagem a eles; estar aberto a feedbacks e até mesmo solicitá-los; estar atento às reações do nosso corpo também pode ser muito eficaz.

Por exemplo: O coração dispara e as mãos estão suando ao entrar em uma sala para uma importante reunião. Uma suposição é que talvez você sinta que vai ser pego de surpresa com alguma pergunta que não tenha previsto, e o medo de ser humilhado o fará sentir-se incompetente. Neste momento deve perguntar-se: Por que para mim é tão importante ter tudo sob controle? O que preciso aprender? Talvez ter mais jogo de cintura, ou desenvolver a humildade e perceber que não sabe tudo, que precisa de apoio de outros?
 

 

Cada pessoa é um ser único e existem muitas respostas, você precisa encontrar a sua, pois só desta forma poderá cumprir um dos objetivos de viver. Desenvolver-se e ser melhor a cada dia!

 

Adriana Vicco

 

Físico e Emocional

DOR NAS COSTAS: AFASTE-SE DELA!

 

Com o passar do tempo, ocorre um desgaste das articulações da coluna, podendo levar à degeneração dos discos intervertebrais (hérnia de disco) e a osteofitose (bico de papagaio).

Existem alguns fatores de risco que atuam em conjunto ocasionando a dor, entretanto só o médico pode detectar a causa e indicar um tratamento adequado com eficácia.

Dicas:

 

Trabalhando sentado:

-        Verifique se há recurso de ajuste de cadeira (encosto, base, altura).

-        A mesa deve ficar na altura do cotovelo, não deve ser muito baixa a ponto de curvar o corpo nem muito alta para que não levante muito os ombros.

-        Não sente torto; procure se alinhar com o eixo da cadeira.

-        Disponha os materiais que for utilizar na sua frente; evite torcer (rodar) o tronco ou virar muito o pescoço.

-        Procure respeitar rigorosamente uma pausa (intervalo) a cada hora de trabalho, de preferência fazendo alguns alongamentos e relaxamentos da região mais tensa.

-        Encoste bem na cadeira e leve-a junto da mesa para trabalhar.

        

Na cama:

-        Ao se deitar e levantar da cama deite de lado, apóie-se sobre o cotovelo e a mão, coloque as pernas para fora da cama e sente-se.

-        Durma de lado ou de barriga para cima.

-        Não durma de bruços.

-        É importante fazer repouso: deite e levante as pernas dobradas e coloque almofadas embaixo delas.

 

Fonte: Texto de Elisabete Fernandes Almeida adaptado por Vicco Consultores

 

 

 

Desenvolvimento Interior

TESE DE GURDJIEFF

 

"Uma boa vida tem como base o sentido do que queremos para nós em cada momento e daquilo que, realmente vale como principal".

 

Assim sendo, ele traçou 20 regras de vida que foram colocadas em destaque no Instituto Francês de Ansiedade e Stress, em Paris. Dizem os "experts" em comportamento que, quem já consegue assimilar 10 delas, com certeza aprendeu a viver com qualidade interna.

 

1)Faça pausas de dez minutos a cada duas horas de trabalho, no máximo. Repita essas pausas na vida diária e pense em você, analisando suas atitudes.

 

2) Aprenda a dizer não sem se sentir culpado ou achar que magoou. Querer agradar a todos é um desgaste enorme.

 

3) Planeje seu dia, sim, mas deixe sempre um bom espaço para o improviso, consciente de que nem tudo depende de você.

 

4) Concentre-se em apenas uma tarefa de cada vez. Por mais ágeis que sejam os seus quadros mentais, você se exaure.

 

5) Esqueça, de uma vez por todas, que você é imprescindível. No trabalho, casa, no grupo habitual. Por mais que isso lhe desagrade, tudo anda sem a sua atuação, a não ser você mesmo.

 

6) Abra mão de ser o responsável pelo prazer de todos. Não é você a fonte dos desejos, o eterno mestre de cerimônias.

 

7) Peça ajuda sempre que necessário, tendo o bom senso de pedir às pessoas certas.

 

8) Diferencie problemas reais de problemas imaginários e elimine-os porque são pura perda de tempo e ocupam um espaço mental precioso para coisas mais importantes.

 

9) Tente descobrir o prazer de fatos cotidianos como dormir, comer e tomar banho, sem também achar que é o máximo a se conseguir na vida.

 

10) Evite se envolver na ansiedade e tensão alheias enquanto ansiedade e tensão. Espere um pouco e depois retome o diálogo, a ação.

 

11) Família não é você, está junto de você, compõe o seu mundo, mas não é a sua própria identidade.

 

12) Entenda que princípios e convicções fechadas podem ser um grande peso, a trave do movimento e da busca.

 

13) É preciso ter sempre alguém em que se possa confiar e falar abertamente ao menos num raio de cem quilômetros.Não adianta estar mais longe.

 

14) Saiba a hora certa de sair de cena, de retirar-se do palco, de deixar a roda. Nunca perca o sentido da importância sutil de uma saída discreta.

 

15) Não queira saber se falaram mal de você e nem se atormente com esse lixo mental; escute o que falaram bem, com reserva analítica, sem qualquer convencimento.

 

16) Competir no lazer, no trabalho, na vida a dois, é ótimo... Para quem quer ficar esgotado e perder o melhor.

 

17) A rigidez é boa na pedra, não no homem. A ele cabe firmeza, o que é muito diferente.

 

18) Uma hora de intenso prazer substitui com folga 3 horas de sono perdido. O prazer recompõe mais que o sono. Logo, não perca uma oportunidade de divertir-se.

 

19) Não abandone suas 3 grandes e inabaláveis amigas: a intuição, a inocência e a fé!

 

20) E entenda de uma vez por todas, definitiva e conclusivamente:

 

Você é o que se fizer ser!

 

Fonte: G.I. Gurdjieff, pensador russo, que no início do século passado já falava em autoconhecimento e na importância de se saber viver.

 

 

Se deseja indicar algum amigo(a) para receber nosso Informativo SeRH mensalmente, nos envie um e-mail através de contato@viccoconsultores.com.br com o título “Indicação”, ficaremos muito felizes em incluí-lo(a).

 

Se deseja ser excluído da nossa lista responda esta mensagem com o título "Remove"

De acordo com as diretivas aprovadas no 105o Congresso de Base Normativas Internacionais sobre SPAM, Seção 301, Parágrafo (a) (2) (c) Decreto S. 1618, Título Terceiro, um E-mail não poderá ser considerado SPAM, enquanto inclua uma forma de ser removido.


Vicco & Consultores Desenvolvendo Pessoas e Organizações Ltda

Site: www.viccoconsultores.com.br - E-mail: contato@viccoconsultores.com.br - Fone/Fax: 11 4224-6551

 

 

..............................................................................................................................

imprimir | Download

...............................................................................................................................