Informativo

ANO 1 - n.º 012 – 23/03/2007

Desenvolvendo as pessoas dentro das Organizações

 

Menu Principal:

Mulher – Permita-se realizar seus sonhos

Osteoporose: a doença que enfraquece os ossos

Só pára mulheres fenomenais

 

Mente e Intelecto

MULHER – PERMITA-SE REALIZAR SEUS SONHOS

Aos homens, este mês peço licença para falar sobre mulheres, de certa forma uma homenagem ao seu dia comemorado internacionalmente, o que não os impede de tomar contato (através desta leitura) de um universo regido por ciclos hormonais, a luta interna que vivem para corresponderem as expectativas de serem mães, esposas, amantes, profissionais e etc.

E é nesta base que quero trabalhar este texto hoje. Sobre as escolhas que fazemos (conscientemente ou não) e nossa felicidade.

Quero começar propondo uma reflexão:

-        O que é importante e tem muito valor para você?

-        O que te faz ter um dia mágico / prazeroso?

-        O que te energiza e faz você sentir que tem forças para alcançar o que deseja?

-        O que é sucesso para você?

-        O quanto de suas escolhas são para atender padrões sociais impostos?

-        O quanto de certa forma está completando a vida de sua mãe com opções que ela não fez?

-        E finalmente, suas escolhas de vida vêm te proporcionando mais felicidade do que tristezas?


A maturidade à priori devia servir para desenvolver uma consciência mais ampliada dos porquês de nossas escolhas, mas infelizmente nem sempre é assim e muitas de nós se distanciam de si mesmas. Perdem-se em seus papéis de profissionais de destaque, como mães, esposas e etc.

Mulher olhe com sinceridade para sua vida e se permita ser feliz ao escolher:

-         Ser profissional de destaque que conquiste seu espaço no mercado de trabalho;

-        Ser esposa e mãe e abrir mão de seu trabalho de forma consciente da importância de seu papel como formadora de outro ser humano;

-        Morar sozinha e ser independente;

-        Ter ou adotar um filho;

-        Voltar para a casa dos pais caso tenha se separado, por exemplo;

-       Ser amante, sabendo que não terá a presença de seu amor em festas, finais de semana e etc; 

-        Terminar um casamento de muitos anos por que o amor acabou, o respeito se perdeu, enfim qualquer motivo que não mais justifique para você estar com o outro;

-        Romper padrões esperados (sejam estes quais forem) para as mulheres de sua família.

 

Enfim, as suas escolhas sempre serão únicas, pois só você vive sua vida e deve saber e preparar-se para minimizar todas as conseqüências.
 

Mas fico com a certeza que ao abandonar o papel de vítima da situação e tomar as rédeas de sua vida poderá no futuro olhar para trás e ter orgulho de suas escolhas tendo a felicidade de sentir-se realizada e poder ter vivido de forma íntegra seus sonhos, sejam eles quais forem.

 

 

Adriana Vicco

 

Físico e Emocional

OSTEOPOROSE: A DOENÇA QUE ENFRAQUECE OS OSSOS

A baixa massa óssea (osteoporose ou osteopenia) é um grave problema de saúde pública que afeta milhões de brasileiros. Calcula-se que, após a menopausa, uma em cada três mulheres desenvolvam a doença. Entre os homens, a freqüência é de quase 10% após os 65 anos de idade.

O esqueleto é a principal fonte de cálcio do organismo. Assim, sempre que o corpo precisa, "retira" um pouco do cálcio dos ossos, e o repõe depois através da alimentação. Com a idade, este mecanismo vai se desequilibrando.

Assim, osteoporose é caracterizada, basicamente, pela fragilidade dos ossos, que ficam "porosos" como uma esponja e sujeitos a um número maior de fraturas e acidentes. Na maioria das vezes, a doença se deve à falta de um hormônio feminino, o estrogênio, que ajuda a proteger os ossos e é produzido em quantidade muito menor após a menopausa.

Mas há outras causas secundárias para o problema, como a baixa produção de hormônios masculinos, o diabetes, a artrite, o alcoolismo, o uso continuado de remédios feitos com cortisona e problemas na tireóide.

Se não tratada, a osteoporose progride sem sintomas por um longo tempo, até que os ossos começam a se quebrar. Num primeiro momento, surgem microfraturas (muitas vezes na região da coluna, o que causa encurvamento e diminuição da estatura). Depois, começam a acontecer as grandes fraturas, principalmente nos ossos do quadril, da coluna, das pernas e dos punhos.

Essas fraturas podem provocar danos físicos, sociais e emocionais incalculáveis: "Entre as pessoas mais idosas, quase 50% ficam dependentes da ajuda de outras pessoas pelo resto da vida, e cerca de 20% acabam morrendo no primeiro ano depois da fratura, pois ficam imobilizadas e, muitas vezes, confinadas por um longo tempo, além de serem submetidas a cirurgias complicadas".

Mas, ainda que o enfraquecimento dos ossos seja uma das conseqüências do avanço da idade, ele pode ser evitado através de métodos preventivos e de tratamentos. "Por isso, é fundamental que as pessoas se mantenham informadas e, depois dos 50 anos, façam os exames necessários de densitometria óssea para acompanhar o nível de desgaste dos ossos", conclui o médico.

Fonte: http://saude.terra.com.br - Por Luiz Henrique Gregório, Diretor da Soc. Bras. Endocrinologia e Metabologia (adaptado por Vicco Consultores).

 

 

Desenvolvimento Interior

SÓ PARA MULHERES FENOMENAIS

Tenhas sempre presente que a pele se enruga, o cabelo embranquece, os dias convertem-se em anos...
Mas o que é importante não muda, a tua força e convicção não têm idade.
O teu espírito é como qualquer teia de aranha. Atrás de cada linha de chegada, há uma de partida. Atrás de cada conquista, vem um novo desafio.
Enquanto estiveres viva, sente-te viva.
Se sentes saudades do que fazias, volta a fazê-lo.
Não vivas de fotografias amarelecidas...
 

Continua, quando todos esperam que desistas.
Não deixes que enferruje o ferro que existe em ti.
Faz com que em vez de pena, te tenham respeito.
Quando não consigas correr através dos anos, trota.
Quando não consigas trotar, caminha.
Quando não consigas caminhar, usa uma bengala.
Mas nunca te detenhas!!!
Fonte: Madre Tereza de Calcutá

 

 

Se deseja indicar algum amigo(a) para receber nosso Informativo SeRH mensalmente, nos envie um e-mail através de contato@viccoconsultores.com.br com o título “Indicação”, ficaremos muito felizes em incluí-lo(a).

 

Se deseja ser excluído da nossa lista responda esta mensagem com o título "Remove"

De acordo com as diretivas aprovadas no 105o Congresso de Base Normativas Internacionais sobre SPAM, Seção 301, Parágrafo (a) (2) (c) Decreto S. 1618, Título Terceiro, um E-mail não poderá ser considerado SPAM, enquanto inclua uma forma de ser removido.


Vicco & Consultores Desenvolvendo Pessoas e Organizações Ltda

Site: www.viccoconsultores.com.br - E-mail: contato@viccoconsultores.com.br - Fone/Fax: 11 4224-6551

 

 

..............................................................................................................................

imprimir | Download

...............................................................................................................................