Informativo

ANO 2 - n.º 015 – 13/06/2007

Desenvolvendo as pessoas dentro das Organizações

 

Menu Principal:

Profissional de Alta Performance

Viver com Qualidade

Disciplina

 

Mente e Intelecto

PROFISSIONAL DE ALTA PERFORMANCE

 

Vivemos hoje em um mundo onde é exigida dos profissionais a manutenção de altos níveis de performance.

 

Estes mesmos profissionais muitas vezes se deparam com situações onde sentem que não têm o controle ou são expostos (na verdade eles se expõem, se pensarmos que podemos escolher desde que suportemos as conseqüências) a atividades de rotina, que são dois fatores geradores de stress.

 

Alguns profissionais também se tornam “workaholics” e vivem viciados em se sentirem ocupados e em atividade. Manter-se ocupados para estas pessoas normalmente dá uma falsa sensação de que assim são importantes para os que estão à volta deles, como se o mundo parasse se eles não fizessem nada.

 

Por outro lado, os profissionais de Alta Performance trabalham de forma mais inteligente, pois estão comprometidos com um desempenho e resultados melhores. Não é fazer por fazer.

 

Executivos de sucesso normalmente possuem alguns pontos em comum tais como: desejo de aprender sempre; guiam-se por sua visão e missão; reconhecem a importância de todo o processo (começo, meio e fim) para alcançarem sua metas.

 

Profissionais de Alta Performance costumam ter como hábito visualizar o futuro acontecendo hoje. Montam cenários como se já fosse o que deseja se tornar. Nesta cena descrevem como estarão agindo em determinada situação (que seja importante para ele). Pensam como se já tivesse hoje a solução para resolver o problema ou desafio, sentem as sensações e emoções associadas a essa resolução.

 

E por fim como última prática dos Profissionais de Alta Performance é que eles se permitem reabastecer, ou dito em outras palavras eles se permitem oscilar, que em termos gerais seria praticar uma atividade complementar para redistribuir sua energia corporal.

 

Por exemplo, um profissional que trabalha com a mente o dia inteiro, lidando com desafios e tomada de decisão intelectual deve se permitir ao final do dia ou mesmo no meio (prática hoje presente e permitida já em algumas empresas) fazer uma caminhada, uma corrida, praticar algum exercício. Esta atividade complementar gera a redistribuição de energia corporal e permite uma melhor performance ao retorno de suas atividades intelectuais. Já por outro lado se o seu trabalho for mais “braçal”, busque um refúgio para uma boa leitura, por exemplo.

 

 

 

 

O que interessa no final, é que você busque atividades complementares que o façam se sentir bem, esquecendo da rotina e pressão por um tempo. Aí é só desfrutar de seu sucesso!

 

 

 

Adriana Vicco

 

Físico e Emocional

VIVER COM QUALIDADE

 

Viver com qualidade é conseqüência de um conjunto de atitudes e escolhas que fazemos ao longo da vida. O que comer, o que fazer, como fazer e como agir, influenciam diretamente no tipo de vida que levamos. O segredo para conseguir uma vida mais saudável, por incrível que pareça, é simples. Basta procurar fazer coisas que lhe agradem.

 

O importante é reservar um tempinho, por menor que seja, para você mesmo.

 

Tente tirar uma hora do dia para praticar o esporte de que mais gosta ou alguma outra atividade que possa lhe dar prazer, programe algo com a família e/ou amigos ou simplesmente pare um pouco para relaxar. Rende mais quem está mais feliz e relaxado. Normalmente, quem não tem tempo deve programar a atividade física logo cedo para depois seguir na "rotina do dia".

Falta de dinheiro também não é desculpa. Há alternativas para todos. Mas tenha cuidado, pois o barato pode sair caro, e com saúde não se brinca. Cuidar do corpo e procurar ter uma alimentação balanceada são sem dúvida alguma, fatores fundamentais para uma vida mais saudável.

 

Mas há outras coisas que nos ajudam a aliviar a tensão cotidiana. O mais importante é ter metas para poder entender que a "correria" é só uma parte de um processo já planejado.

 

Para enfrentar o dia-a-dia, um bom papo com os amigos e um programa com a mulher e os filhos também são importantíssimos. Se não tivesse uma boa relação com minha família, meus amigos e meus colegas de trabalho, com certeza seria uma pessoa mal-humorada e estressada. Prezo muito isso em minha vida: procuro sempre estar bem com as pessoas de meu convívio.

 

Fonte: Richard Bilton - Diretor - Presidente da rede de academias Companhia Athletica.

 

 

 

Desenvolvimento Interior

DISCIPLINA

 

Existe no Yoga um Nyama (norma de conduta pessoal) chamado Tapas, palavra em sânscrito que pode ser traduzida como auto-superação das limitações. É perseverar apesar das dificuldades, princípio ético pessoal semelhante ao Kaizen no Japão, que estimula a melhoria a cada dia, os cumprimentos das responsabilidades assumidas consigo mesmo e perante o Universo. Isso se resume em uma palavra: Disciplina.

 

Este Nyama foi o mais difícil de incorporar aos meus hábitos. Durante toda minha vida associei a palavra disciplina à repressão e lutei ferozmente para que a família, os professores, os chefes e a sociedade não matassem o que tinha de mais precioso: a autenticidade, a integridade e a liberdade do meu ser essencial. A rebeldia contra todo tipo de autoridade foi o caminho encontrado para dizer não a qualquer coisa, pessoa ou situação que ameaçasse o meu tesouro. Caminho árduo que me ensinou a dizer não, quando o que precisava mesmo era aprender a dizer sim. Dizer não é fácil, só que gasta muita energia. Dizer sim também é fácil, só é preciso coragem para se desfazer dos medos e confiar na Existência.

 

Agora compreendo que disciplina não tem nenhuma ligação com repressão ou com desafiar a autoridade estabelecida, "disciplina é liberdade"; liberdade para realizar sonhos e projetos, liberdade para escolher nosso caminho de evolução, liberdade para ser o que se é.

 

O mestre indiano Osho diz que "disciplina significa apenas uma metodologia para tornar-se mais centrado, para tornar-se mais alerta, mais perceptivo, para trazer um estado de meditação mais profundo para o seu ser". É quando nós estamos mais centrados no aqui-agora que cessam as distrações da nossa mente com o passado ou futuro, é quando eliminamos a angustia e a ansiedade e assim, ficamos livres para colocar nossos corações e mentes no que precisa ser feito, sem se importar com os resultados, sem comparações.

 

Esta atitude se traduz num silêncio interior que eu prefiro chamar de paz.

 

 

Fonte: Jornal O Legado – Edição nº 51 - Março 2007 – Ano 5 Texto colaboração de Eliane Ferrari

 

 

 

 

 

Se deseja indicar algum amigo(a) para receber nosso Informativo SeRH mensalmente, nos envie um e-mail através de contato@viccoconsultores.com.br com o título “Indicação”, ficaremos muito felizes em incluí-lo(a).

 

Se deseja ser excluído da nossa lista responda esta mensagem com o título "Remove"

De acordo com as diretivas aprovadas no 105o Congresso de Base Normativas Internacionais sobre SPAM, Seção 301, Parágrafo (a) (2) (c) Decreto S. 1618, Título Terceiro, um E-mail não poderá ser considerado SPAM, enquanto inclua uma forma de ser removido.


Vicco & Consultores Desenvolvendo Pessoas e Organizações Ltda

Site: www.viccoconsultores.com.br - E-mail: contato@viccoconsultores.com.br - Fone/Fax: 11 4224-6551

 

 

..............................................................................................................................

imprimir | Download

...............................................................................................................................