Informativo

ANO 2 - n.º 017 - 22/08/2007

Desenvolvendo as pessoas dentro das Organizações

 

Menu Principal:

Ninguém chega lá sozinho!

Afinal é melhor caminhar ou correr?

Bondade e Compaixão

 

Mente e Intelecto

NINGUÉM CHEGA LÁ SOZINHO

 

Não é minha intenção fazer apologia à vitimização, pelo contrário, sou grande incentivadora de que as pessoas possuem capacidades internas de enfrentar qualquer obstáculo, entretanto em alguns momentos precisam de apoio para descobrirem novos caminhos e aprenderem a fazer diferente!

 

Existia uma propaganda de um Banco que dizia: Ninguém chega lá sozinho.

 

Esta propaganda foi veiculada logo após uma crise que passei quando quase todos os meus alicerces ruíram e pude perceber que esta era uma grande verdade!

 

Precisei descer de meu pedestal de auto-suficiência, arrogância e falso poder e aprender humildemente que precisava do outro.

 

No meu caso precisei de alguém que pudesse me:

  •  Ouvir

  •  Apoiar

  •  Ajudar a olhar para meus erros e acertos

  •  Ajudar a enxergar a situação com outras perspectivas

  •  Ajudar a reorganizar minha vida

  •  Abrir meus olhos para minhas qualidades e meu valor

Crises fazem parte da vida de todos. Acho que o que diferencia cada um é a capacidade de aprender com as adversidades, exercitando diariamente para tornar-se um ser humano melhor hoje do que foi ontem e melhor amanhã do que foi hoje (parafraseando Abílio Diniz).

 

Eu continuo me exercitando diariamente! Procurando não cometer os mesmos erros, aprendendo com erros dos outros e olhando para mim e para o outro com maior complacência, cuidando melhor de meus relacionamentos, de minha qualidade de vida e etc.

 

Nas relações profissionais também temos altos e baixos e podemos buscar apoio nos colegas e amigos de trabalho e/ou até mesmo ajuda de profissionais como o “Coach, que o ajudará a trilhar caminhos mais verdadeiros e satisfatórios em sua carreira.

 

Tem uma frase que para mim define o trabalho de “Coachingde forma primorosa:

 

“Coaching é o processo que tem como objetivo revelar/liberar o potencial de uma pessoa para maximizar sua performance. É ajudá-las a aprender ao invés de ensinar algo a elas…”.

 

Timothy Gallwey

 

 

 

Ajude e será ajudado, apóie e será apoiado! Experimente!

ADRIANA VICCO

 

Físico e Emocional

 

AFINAL, É MELHOR CAMINHAR OU CORRER?

 

Caminhar não faz mal e correr também não. Paralelamente, caminhar pode não ser bom e correr idem. Tudo depende do momento cardiovascular de cada um. É evidente, um sedentário, com um aparelho cardiovascular atrofiado, se correr, promoverá um grande desequilíbrio entre a alimentação de oxigênio, feita pela respiração, e o gasto de oxigênio dos músculos solicitados para esse trabalho. Assim, o ideal seria caminhar.

 

O trabalho precisa ser contínuo. O coração gosta de trabalhar com paz e equilíbrio.

 

Não importa se você irá passear, caminhar ou correr. O que tem de valer para a sua saúde, é o equilíbrio fundamental entre: o gasto de oxigênio da sua musculatura de trabalho (pé, pernas, cochas, glúteos, costas, braços) com a quantidade de oxigênio que está sendo colocada, em sua circulação sangüínea pela respiração. Assim, o seu coração reage ao esforço com equilíbrio, se transforma e se desenvolve.

 

As quatro passadas

 

Uma forma interessante para saber se a intensidade do seu trabalho está conveniente e saudável, é verificar se você está fazendo a tomada de ar em quatro passadas e, a soltura de ar, em quatro passadas. Você dará quatro passos inspirando o ar e quatro passos soltando ar. Isto vale para o passeio, caminhada e corrida. Isto é uma regra geral. O correto é descobrir o equilíbrio de sua freqüência cardíaca. Compre um monitor cardíaco e corra absolutamente dentro desta faixa de otimização. O monitor apita e informa quando você sai da faixa. Você não pode ter pressa para passar do passeio para caminhada e da caminhada para a corrida. O trabalho para ser efetivo e permanente tem que ter um crescimento bem gradativo. Não se pode pular etapas.

 

Corrida intermediária

 

Entre a caminhada e a corrida há uma distância cardiovascular muito grande. Por isso desenvolvi esta corrida intermediária. É nesse momento que as pessoas esbarram no seu progresso. Porque elas querem passar diretamente para a corrida. A caminhada possui uma biomecânica menos exigente do que a da corrida. Isto é, na corrida, a necessidade de oxigênio é muito maior e nesse caso as pessoas têm dificuldade de continuar a evolução do seu trabalho, pois a caminhada está sendo fraca e a corrida muito forte. Justamente aí, entra a corrida intermediária: é o que os atletas costumam chamar de corrinhada (rebolando). Você não está correndo e nem andando. Uma corrida arrastada, super leve, onde as pessoas que te olham vão dizer: "Que coisa esquisita!. Aquele cara está correndo ou caminhando?

 

“Se quem te viu, ficou na dúvida, você está no passo certo. Não importa que seja ridículo. É necessário! Passe por esse momento. Esta etapa é importantíssima, onde você vai fazer esse salto, sem agressão ao seu organismo, sem dor, sem sofrimento e com maior produtividade”.

 

Fonte: Texto de Nuno Cobra adaptado por Vicco Consultores.

 

 

Desenvolvimento Interior

BONDADE E COMPAIXÃO

Cada um de nós é responsável por toda a humanidade. Chegou a hora de pensarmos nas outras pessoas como verdadeiros irmãos e irmãs e nos preocuparmos com seu bem-estar. Mesmo que você não possa se sacrificar inteiramente, não deverá esquecer-se das dificuldades dos outros. Temos de pensar mais sobre o futuro em benefício de toda a humanidade. Se você tentar dominar seus sentimentos egoístas e desenvolver mais bondade e compaixão, em última análise, você é quem irá sair beneficiado. É o que chamo de egoísmo sábio. Pessoas egoístas tolas só pensam em si mesmas, e o resultado é negativo. Egoístas sábios pensam nos outros, ajudam da melhor forma e também colhem os benefícios. Essa é minha simples religião. Não há necessidade de templos ou de filosofias complicadas. Nosso próprio cérebro, nosso coração são nossos templos. A filosofia é a bondade.

Fonte: Dalai Lama

 

 

 

 

 

Se deseja indicar algum amigo(a) para receber nosso Informativo SeRH mensalmente, nos envie um e-mail através de contato@viccoconsultores.com.br com o título “Indicação”, ficaremos muito felizes em incluí-lo(a).

Se deseja ser excluído da nossa lista responda esta mensagem com o título "Remove"

De acordo com as diretivas aprovadas no 105o Congresso de Base Normativas Internacionais sobre SPAM, Seção 301, Parágrafo (a) (2) (c) Decreto S. 1618, Título Terceiro, um E-mail não poderá ser considerado SPAM, enquanto inclua uma forma de ser removido.


Vicco & Consultores Desenvolvendo Pessoas e Organizações Ltda

Site: www.viccoconsultores.com.br - E-mail: contato@viccoconsultores.com.br - Fone/Fax: 11 4224-6551

 

..............................................................................................................................

imprimir | Download

...............................................................................................................................