Informativo

ANO 2 - n.º 018 - 17/09/2007

Desenvolvendo as pessoas dentro das Organizações

 

Menu Principal:

Quem não é visto não é lembrado!

O Fantasma da LER/DORT

Uma Lição de Cabala

 

Mente e Intelecto

QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO!

 

Networking, primeiro vamos esclarecer esta palavrinha tão usada hoje em dia. De forma simples significa a rede de relacionamentos que você constrói em sua vida. É uma espécie de "toma lá, dá cá" em que você ajuda alguém já esperando o dia em que poderá pedir a retribuição da "gentileza" (parafraseando Max Gehringer)

 

Para que serve?

 

Se você ainda acredita que networking é perda de tempo, e acredita que desenvolver networking é ir em um “boteco” jogar conversa fora está na hora de rever alguns conceitos…

 

O Networking pode ser construído através de seu ambiente de trabalho, cursos, palestras, reuniões e mesmo em grupos informais podem ser estabelecidas relações que exista ajuda mútua no âmbito profissional.

 

Networking pode ajudá-lo a:

  •  Abrir novos negócios

  •  Abrir portas para novas oportunidades de trabalho

  •  Facilitar “benchmarking” ou busca de melhores formas de fazer as coisas

  •  Economizar dinheiro (através de permutas), por exemplo, e etc

Algumas afirmações que ouço freqüentemente:

 

1-        Mas eu não levo jeito para isso, prefiro ficar no meu canto...

 

Você tem todo o direito de ficar no seu canto. Não estou aqui para influenciá-lo a mudar sua essência. Mas sim a fazê-lo refletir sobre quais os prós e os contras deste posicionamento. Imagine quais benefícios teria apresentando um comportamento mais aberto. Por que assume esta postura de se fechar para o mundo? Existe um benefício que você colhe ficando no seu canto, talvez se sinta protegido, por exemplo. O que pior poderia acontecer se mostrasse mais abertura, acessibilidade, auxiliando outras pessoas e cultivando melhor os relacionamentos? Com o que não sabe lidar (ex: frustração, jogo de poder, etc)? E por fim, depois destas reflexões responda sinceramente se deseja ou não trabalhar melhor sua rede de relacionamentos, você decide!

 

2-        Acho que não preciso participar de todas as confraternizações da empresa e ficar “enchendo a cara” com os gerentes de outra área.

 

Concordo com você em vários aspectos:

 

Realmente não precisa ir a todas as confraternizações, mas em boa parte delas, principalmente se você é o Gestor.

Não precisa ficar tempo integral, mas esteja integralmente presente nem que seja por 30 minutos. Circule, converse com pessoas diferentes!
Com certeza não precisa encher a cara! Mas criar um ambiente de descontração é muito importante para melhorar os relacionamentos interpessoais e isto é possível sem uma só gota de álcool pode acreditar! Lembre-se também que mesmo interagindo em um ambiente informal você passará uma imagem às pessoas que o cercam!

 

Eu poderia continuar enumerando outras afirmações, mas o espaço que tenho é limitado e quero deixar uma última e talvez a mais importante mensagem deste texto:

 

Primeiro ofereça ajuda, simpatia para seu networking, agregue valor, faça a diferença.

Segundo cuide de seu networking, pois é como uma planta que requer ser regada periodicamente e ser bem tratada, precisa disponibilizar tempo para isso.

Terceiro: Os frutos que colherá serão reflexos do que você plantou!

 

 

 

Permita-se abrir para as pessoas seu mundo e deixe-as surpreendê-lo (a) com novos universos. Há muita vida do lado de lá de suas próprias muralhas. Arrisque-se!



 

ADRIANA VICCO

 

Físico e Emocional

 

O FANTASMA DA LER/DORT

 

O descuido com a postura e o movimento do corpo pode causar diferentes problemas de saúde. Um dos mais conhecidos é a LER (Lesão por Esforço Repetitivo) - termo que está sendo substituído por DORT (Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho), mais abrangente, pois não se restringe à ocorrência de lesão.

O problema ocorre quando tendões, músculos ou articulações, principalmente dos membros superiores, ombros e pescoço, são afetados por uso excessivo ou manutenção em postura inadequada. A pessoa começa a sentir dor, fadiga, perda da força muscular, inchaço e, conseqüentemente, declínio do desempenho profissional.

Em trabalhos sedentários, um importante fator de risco é a permanência prolongada numa mesma postura. No entanto, o problema pode aparecer mesmo em atividades mais dinâmicas, quando o risco está associado à repetição e à inadequação de movimentos. Desvios dos punhos, braços torcionados e elevação do ombro também colaboram para o surgimento da doença. O uso de força elevada e a alta repetição na execução de movimentos podem danificar diretamente tendões de mãos e punhos, por exemplo.

Somam-se a essas situações outros fatores de risco, como o uso de móveis e equipamentos inadequados, a tensão e o estresse do dia-a-dia profissional, e características individuais, incluindo o tipo de musculatura.

A LER/DORT pode ser totalmente prevenida quando a má postura ou o posicionamento inadequado no ambiente de trabalho são corrigidos precocemente. A cura, por sua vez, depende do tempo de início dos sintomas e de suas conseqüências, podendo ocorrer lesões definitivas nas estruturas dos tendões. Portanto, é essencial procurar orientação médica rapidamente.

Fonte: Healt & Management 2 novembro - dezembro 2006
 

 

Desenvolvimento Interior

UMA LIÇÃO DE CABALA

Os cabalistas ensinam que somos responsáveis por tudo que acontece em nossas vidas.
Não existe vítima, Não existe acaso, Não existe acidente.
Nós mesmos podemos atrair todos os eventos de nossa vida.
Quer saber qual a causa de qualquer acontecimento negativo?
É o comportamento em relação a outras pessoas, seja nessa vida seja em vidas passadas.
Tratar outro ser humano não como seu ser igual, fazendo dele maior ou menor, é a causa espiritual das doenças e de qualquer forma de caos.
E a cura deve vir da alma, da transformação espiritual.
Quando nos tornamos pessoas melhores, conectamo-nos com a Força do Criador.
A fonte de toda plenitude e cura.
Seja o melhor que puder ser para todas as pessoas ao seu redor: elas fazem parte da sua vida. Com elas ou por elas, terás a paz que procuras no coração.

Fonte: Desconhecido
 

 

 

 

 

Se deseja indicar algum amigo(a) para receber nosso Informativo SeRH mensalmente, nos envie um e-mail através de contato@viccoconsultores.com.br com o título “Indicação”, ficaremos muito felizes em incluí-lo(a).

Se deseja ser excluído da nossa lista responda esta mensagem com o título "Remove"

De acordo com as diretivas aprovadas no 105o Congresso de Base Normativas Internacionais sobre SPAM, Seção 301, Parágrafo (a) (2) (c) Decreto S. 1618, Título Terceiro, um E-mail não poderá ser considerado SPAM, enquanto inclua uma forma de ser removido.


Vicco & Consultores Desenvolvendo Pessoas e Organizações Ltda

Site: www.viccoconsultores.com.br - E-mail: contato@viccoconsultores.com.br - Fone/Fax: 11 4224-6551

 

..............................................................................................................................

imprimir | Download

...............................................................................................................................