Informativo

ANO 2 - n.º 020 - 13/11/2007

Desenvolvendo as pessoas dentro das Organizações

 

Menu Principal:

Treinando a Assertividade

Garganta - Metafísica

Primavera - Poema

 

Mente e Intelecto

TREINANDO A ASSERTIVIDADE

 

Muitos de meus artigos são inspirados em situações que eu ou amigos vivenciam no dia-a-dia e esta semana, tenho que admitir, que a vida me trouxe diversas oportunidades para exercitar minha assertividade e fico feliz que fazendo um balanço geral me saí muito bem. Vivendo e continuamente aprendendo e aperfeiçoando sempre!

 

Mas vamos ao que interessa, primeiro entender o que é uma comunicação assertiva e seus outros aspectos que são: a agressividade e a não assertividade.

 

Não assertivo: É o famoso engolidor de sapos verdes e bem cascudos, aqueles sapos difíceis de engolir. Sabe aquela situação que você não se posicionou, não falou o que pensava e foi embora com aquele nó na garganta (vide artigo sobre Garganta neste Informativo)? Pois bem, se algum dia agiu e/ou se sentiu assim você neste momento teve uma comunicação não assertiva. Você não se valorizou, ficou magoado a ansioso, não se expressou, deixou que o outro escolhesse por você e muito provavelmente não se comprometeu com os resultados!

 

Agressivo: Este é fácil de identificar, é o “tal” que fala o que pensa e o que acha sobre tudo e todos, vai para casa estufando o peito feliz por ter sido sincero e falar as “verdades” que precisam ser ditas. O agressivo é responsável por suas escolhas, se valoriza (muitas vezes às custas da depreciação do outro), age com ironia e sarcasmo e não se preocupa com o que a outra pessoa vai pensar ou sentir. Não se importa se o outro fica arrasado com as “verdades” que foram ditas.

 

Os dois comportamentos acima não são adequados para a manutenção de relacionamentos verdadeiros e duradouros, onde exista respeito pela individualidade de cada um.

 

O comportamento abaixo é o mais adequado para criar e manter relações sadias e para momentos de feedback, vamos entender o motivo:

 

Assertivo: A comunicação assertiva está focada nos resultados e ligada à honestidade com o que você pensa e acredita (repare que o agressivo também tem esta característica). O assertivo valoriza-se e responsabiliza-se por suas escolhas, mas ao mesmo tempo preocupa-se em como vai passar a mensagem para seu interlocutor, procura envolver o outro e mostrar seu ponto de vista. Na comunicação assertiva existe respeito, troca e foco no resultado.

 

Lembre-se que estrategicamente existirão situações que você deverá recuar e em outro momento mais oportuno colocar o que pensa e o que acha, principalmente se a situação envolver hierarquias superiores. Mas lembre-se, é só um recuo estratégico para preparar-se, deixar a situação acalmar e etc. Se guardar para si, não se posicionar vira um comportamento não assertivo.

 

Todos nós temos um comportamento que acionamos com mais facilidade, e para identificá-lo imagine-se sob pressão… como você costuma reagir? Fácil de identificar não é mesmo?

 

 

 

Muito bem, mas nem tudo está perdido, a comunicação assertiva pode e deve ser treinada. Eu trabalho este aspecto em mim há dez anos e recentemente ouvi de minha irmã de coração que peguei pesado, portanto se escorregar em algum momento não desanime, e continue treinando, um dia ela passará a ser mais natural e fácil de ser utilizada mesmo em momentos de tensão. Sucesso!

 

 

ADRIANA VICCO

 

Físico e Emocional

GARGANTA

 

A garganta simboliza a fala. É o canal de saída daquilo que você pensa. Sua expressão e criatividade são reconhecidas através deste canal. Portanto, se algo o impede de falar, se o que você tenta expressar não é compreendido ou o que o incomoda não pode ser dito, saiba que sua garganta responderá com uma inflamação.

 

As dores de garganta expressam seus sentimentos contrariados. Tudo aquilo que bloqueia a nossa fala e nos obriga a “engolir sapos”, trará inflamação das amídalas e problemas nas cordas vocais e até silêncio total da voz, simbolizando o pensamento: “Já que não posso falar o que quero, não falo mais”.

 

Aprenda a livrar-se do medo de falar. Expresse suas opiniões, seus desejos, seus desgostos e crie ao seu redor uma atmosfera de liberdade para viver.

 

Se você cansou de falar e nada mudou é porque está na hora de você mudar. Se pretende ter voz para solucionar os seus problemas, enfrente a situação pois o problema está dentro de você e não nas outras pessoas. É bom que você se modifique, pois para onde for, você levará consigo a sua forma de agir diante das dificuldades.

 

A tosse representa a raiva que não sai da garganta. Se você está vivendo um problema com alguém para quem sua opinião não vale nada, se alguma pessoa o está deixando constantemente furioso e é impossível confessar-lhe essa raiva, ou se você está sendo obrigado a aceitar uma determinada situação contra sua vontade, sua garganta ficará congestionada e sensível.

 

Os pigarros demonstram a tensão nervosa por estar emocionado com algum acontecimento, sem entretanto poder demonstrar esses sentimentos. O mesmo pode-se dizer das tosses incessantes. Os acontecimentos que desencadeiam tosses ou pigarros são, muitas vezes sentimentos e pensamentos rápidos e secretos de incômodo relacionado a algum ambiente, assunto ou pessoa.

 

Em certas ocasiões, o importante é relaxar, respirar e analisar, calmamente a situação. Enquanto você estiver supervalorizando o acontecimento, suas emoções serão fortes e desequilibradas.

 

O catarro simboliza que a pessoa está respondendo negativamente às opiniões dos outros e que está nutrindo raiva e medo de agir como as outras pessoas esperam que ela aja. Aparece em pessoas que não acreditam que somos responsáveis por tudo que nos acontece e que estão sempre esperando algo inevitavelmente ruim acontecer. São pessoas que não percebem que estão acumulando iras “na garganta”, só porque desconhecem seu poder nato de criar seu destino.

 

Fonte: Adaptado por Vicco Consultores do Livro “Linguagem do Corpo” – Cristina Cairo

 

 

Desenvolvimento Interior

 

PRIMAVERA - POEMA

“Aprendi com a primavera a me deixar cortar. E a voltar sempre inteira”

Fonte: Cecília Meirelles, poetisa

 

 

Se deseja indicar algum amigo(a) para receber nosso Informativo SeRH mensalmente, nos envie um e-mail através de contato@viccoconsultores.com.br com o título “Indicação”, ficaremos muito felizes em incluí-lo(a).

Se deseja ser excluído da nossa lista responda esta mensagem com o título "Remove"

De acordo com as diretivas aprovadas no 105o Congresso de Base Normativas Internacionais sobre SPAM, Seção 301, Parágrafo (a) (2) (c) Decreto S. 1618, Título Terceiro, um E-mail não poderá ser considerado SPAM, enquanto inclua uma forma de ser removido.


Vicco & Consultores Desenvolvendo Pessoas e Organizações Ltda

Site: www.viccoconsultores.com.br - E-mail: contato@viccoconsultores.com.br - Fone/Fax: 11 4224-6551

 

..............................................................................................................................

imprimir | Download

...............................................................................................................................