Informativo

ANO 2 - n.º 023 - 14/02/2008

Desenvolvendo as pessoas dentro das Organizações

 

Menu Principal:

Formação e Importância do Capital Intelectual

Reiki

Circulo Borboleta da Intenção

 

Mente e Intelecto

FORMAÇÃO E IMPORTÂNCIA DO CAPITAL INTELECTUAL

 

Quando uma equipe ganha uma competição esportiva, como por exemplo, o time de vôlei masculino do Brasil, campeão olímpico e bicampeão mundial, e seus integrantes são entrevistados, os seguintes fatores sempre são destacados: a organização do clube, a união da equipe, o planejamento e comando da direção, a liderança do técnico, seus conhecimentos e métodos de treinamento, sua capacidade de estimular a equipe, a dedicação, a superação, a disciplina e a técnica dos jogadores; e a motivação de todos em superar dificuldades e atingir o objetivo comum. Nas empresas mais valorizadas no mercado ocorre o mesmo.

 

Fatores como os citados acima são muito importantes, e podem identificados como “ativos intangíveis”, cujo conjunto determina o principal diferencial competitivo das organizações; seu capital intelectual. Ao contrário dos tangíveis (dinheiro, equipamentos, móveis) não podem ser tocados, mas se bem gerenciados, possuem capacidade de gerar valor muito superior ao contábil para as organizações.

 

Estima-se que hoje 80% do valor de mercado das empresas é devido ao valor do seu capital intelectual, ou ativos intangíveis, os quais dependem fundamentalmente de como o conhecimento é absorvido, transmitido, compartilhado e aplicado dentro da empresa. Quando pessoas e equipes sabem aonde a empresa quer chegar, e em seu ambiente estão presentes valores e princípios com os quais se identificam, elas sentem-se estimuladas a criar, inovar e solucionar problemas; quando executam funções para as quais possuem conhecimento, habilidades e perfil comportamental compatíveis com as mesmas (competências), e finalmente quando sentem a presença de uma liderança forte, capaz de definir diretrizes e estratégias, manter a união das equipes e conduzi-las ao atingimento de suas metas, estarão criadas as condições para que as pessoas sintam-se motivadas a aplicar seus conhecimentos.

 

Vivemos a plena era da informação e do conhecimento, onde os mercados estão cada vez mais competitivos e a inovação é constante. Nesse cenário, estão mais valorizadas as empresas que fazem uma efetiva gestão estratégica dos ativos intangíveis, alcançando por meio desta suas metas e cristalizando sua visão.

 

 

 

 

Domingos Antonio Jatene, Assessor de desenvolvimento organizacional da presidência da Metalúrgica de Tubos de Precisão (Cliente Vicco Consultores)

Domingos Jatene

 

Físico e Emocional

 

REIKI

 

Reiki é uma combinação de palavras japonesas que significam “passagem livre de energia universal de força vital”.

* REI – significa passagem livre

* KI – significa energia de força vital.

 

É um método de cura pela imposição das mãos que foi redescoberto e sistematizado pelo Dr. Mikao Usui, por volta de 1800 no Japão.

 

Reiki é em sua essência uma energia, natural, curativa e libertadora que não entra em conflito com a medicina tradicional, pode ser usado em conjunto, ou como uma fonte extra para escaldar a energia vital e promover saúde e bem estar. São as chaves para ativar e sintonizar esta Energia Natural dentro de nós, e elevar nossa consciência para um circuito superior.

 

Por outro lado, a Física Quântica, a física das possibilidades, a redescoberta da consciência, a consciência acima da matéria, a cura em diferentes níveis, o equilíbrio energético.

 

A tradição do Reiki e as recentes explicações da Física Quântica, trazendo a resposta sobre existência e consciência.

Uma

 

Fonte: vidaemente@yahoo.com.br

 

 

Desenvolvimento Interior

Círculo Borboleta da Intenção ©

 

Você é importante.

Seus pensamentos criam.

Suas ações importam.

Sua presença muda tudo.

 

© 2005 Tyler & Drake.

 

Seja uma Borboleta da Intenção – um participante no efeito propagador da dedicação.

 

Isto é o início; agora é que Você começa. É tempo de acordar para sua presença, de ser inspirado pelas suas ações e contribuir para o mais alto e melhor resultado para o planeta, a Humanidade e toda a vida na terra. Você faz a diferença e Você decide qual diferença fazer. O que Você pensa de você mesmo afeta como Você se sente e como Você age. O que Você pensa daqueles que Você encontra afeta como eles se vêem. Nós todos criamos uns aos outros. Eu não posso ser um professor se não existirem alunos. Eu não posso ser um estudante se não existirem professores.

 

Comece agora; seja um Ser Humano consciente e dedicado. Você é parte de um quadro maior, um plano muito maior do que Você pode perceber. O que Você dá ao outro, dá ao todo e no final, volta para Você.

 

Fonte: Taygeta

 

 

 

 

 

Se deseja indicar algum amigo(a) para receber nosso Informativo SeRH mensalmente, nos envie um e-mail através de contato@viccoconsultores.com.br com o título “Indicação”, ficaremos muito felizes em incluí-lo(a).

Se deseja ser excluído da nossa lista responda esta mensagem com o título "Remove"

De acordo com as diretivas aprovadas no 105o Congresso de Base Normativas Internacionais sobre SPAM, Seção 301, Parágrafo (a) (2) (c) Decreto S. 1618, Título Terceiro, um E-mail não poderá ser considerado SPAM, enquanto inclua uma forma de ser removido.


Vicco & Consultores Desenvolvendo Pessoas e Organizações Ltda

Site: www.viccoconsultores.com.br - E-mail: contato@viccoconsultores.com.br - Fone/Fax: 11 4224-6551

 

..............................................................................................................................

imprimir | Download

...............................................................................................................................