Informativo

ANO 3 - n.º 025 - 10/04/2008

Desenvolvendo as pessoas dentro das Organizações

 

Menu Principal:

Democracia demais atrapalha!

O Hormônio da extroversão

Mais difícil que vencer mil homens é vencer a si mesmo

 

Mente e Intelecto

DEMOCRACIA DEMAIS ATRAPALHA!

 

Muitos líderes se escondem atrás de uma suposta forma democrática de agir com sua equipe para esconder seu despreparo neste papel.

 

Não estou dizendo que um líder não deve ouvir sua equipe, é claro que ele precisa fazer isso!

 

Deixe-me construir uma imagem com vocês: Uma torre. Nesta torre circulam pessoas em cada andar. E a cada andar que subimos é possível ter uma visão mais clara do horizonte. Assim acontece nas organizações. A visão que um líder tem deve ser mais ampla do que a de seus colaboradores. Os líderes muitas vezes possuem informações organizacionais que sua equipe não tem.

 

Dependendo da maturidade da equipe, desde que previamente estabelecido, funcionários podem ter poder e autoridade de agir e serem cobrados por resultados. O importante é definir claramente quais os limites decisórios.

 

Quando um líder coloca as decisões que deveriam ser tomadas por ele em votação na equipe, por exemplo, ele perde força. A equipe deve ser ouvida e dependendo da maturidade de cada membro propor soluções, mas validando com este líder qual o melhor caminho.

 

O que quero alertar é para não fazer leilão com as decisões organizacionais!

 

Por sua vez este líder precisa agir fornecendo à equipe o que ela precisa e não o que ela quer (este assunto foi amplamente trabalhado no livro o Monge e o Executivo) e com a visão de perpetuação e crescimento da empresa.

 

O líder deve ter habilidades/competências para exercer esta função para que possa obter o respeito da equipe.

 

Competências de liderança podem ser desenvolvidas, apesar de algumas pessoas já terem muitas destas habilidades de forma nata, como em qualquer área. Um exemplo que uso sempre é o do cantar. Qualquer um de nós pode cantar desde que tenha desenvolvido esta habilidade, feito a adequação e escolha da música e etc. Como, por outro lado, tem pessoas que já sabem cantar desde crianças, sempre foram afinadas, nasceram com este dom. A questão é: EU QUERO CANTAR? Ou melhor, voltando ao nosso assunto inicial: EU QUERO SER LÍDER?

 

Quando um líder é posicionado como tal dentro da hierarquia ele precisa estar preparado, pois caso contrário, todos sofrem (ele próprio, a empresa e sua equipe).

 

Você quer ser um líder melhor? A solução está em suas mãos!

Adriana Vicco

 

Físico e Emocional

O HORMÔNIO DA EXTROVERSÃO

 

É a ocitocina, uma substância produzida no hipotálamo, lá no cérebro. Uma versão feita em laboratório começa a ser testada para tratar a timidez excessiva. Cientistas ingleses e suíços pediram a 70 voluntários pra lá de inibidos que inalassem um spray nasal à base do hormônio sintético. Resultado: extroversão geral. “A ocitocina agiria numa região do cérebro conhecida como amígdala, que é a sede do medo, do convívio social”, explica o psiquiatra Leonardo Gama Filho, do Hospital Lourenço Jorge, no Rio de Janeiro.

 

A OCITOCINA...

... torna o orgasmo feminino mais intenso;

... é responsável pela ejeção do leite materno;

... e ainda está por trás das contrações uterinas durante a gestação.

 

Fonte: Adaptado por Vicco Consultores do site http://saude.abril.com.br

 

Desenvolvimento Interior

 

"Mais difícil que vencer mil homens é vencer a si mesmo"

 

Fonte: Buda

 

 

Se deseja indicar algum amigo(a) para receber nosso Informativo SeRH mensalmente, nos envie um e-mail através de contato@viccoconsultores.com.br com o título “Indicação”, ficaremos muito felizes em incluí-lo(a).

 

Se deseja ser excluído da nossa lista responda esta mensagem com o título "Remove"


Vicco & Consultores Desenvolvendo Pessoas e Organizações Ltda

Site: www.viccoconsultores.com.br - E-mail: contato@viccoconsultores.com.br - Fone/Fax: 11 4224-6551

 

 

..............................................................................................................................

imprimir | Download

...............................................................................................................................