Informativo

ANO 3 - n.º 026 - 07/05/2008

Desenvolvendo as pessoas dentro das Organizações

 

Menu Principal:

A relevância do antigo para o estabelecimento do novo

Baixa auto-estima encolhe o cérebro

Consciência

 

Mente e Intelecto

A RELEVÂNCIA DO ANTIGO PARA O ESTABELECIMENTO DO NOVO

 

É muito comum nas organizações ocorrerem mudanças na hierarquia decorrentes de fusões ou mesmo para tornar-se mais competitiva no mercado, para sobreviver e crescer.

 

Neste aspecto altas posições são remanejadas, pessoas substituídas e outras promovidas.

 

Mas nem sempre estas mudanças obtêm sucesso e um dos fatores que pode ser o desencadeador deste processo é o desmerecimento do “antigo”.

 

Um executivo que entra em uma organização e não respeita o que já existe, sua cultura, seus pares e superiores tende ao fracasso.

 

O “antigo” precisa ser entendido como parte importante da empresa até o momento. Quando me refiro a antigo podemos considerar o profissional que ocupava o cargo até o momento, um processo ou mesmo a cultura existente.

 

Este novo profissional precisa primeiro ter a humildade e permitir-se entrar na cultura da empresa e de forma respeitosa conhecer as idéias e visões das pessoas que a formam, estabelecerem parcerias e não se colocarem do lado oposto de uma trincheira, como se estivessem em um campo de batalha. De um lado o que é novo e que acredita estar certo e do outro tudo que é antigo e que na sua visão é obsoleto.

 

Entendam que não sou contra o desenvolvimento e inovações. De forma alguma estou dizendo isso! Só quero alertar de que não devem existir lados e sim a busca de objetivos comuns.

 

Neste processo precisam desenvolver a capacidade de lidar com egos...sim, isso mesmo, pois muitas vezes o que se trava é uma luta entre egos, onde não é levado em conta o que realmente é importante para a empresa.

 

 

 

 

O novo só se estabelece se o antigo for respeitado! Vocês já pensaram nisto desta forma? Então experimente!

 

 

ADRIANA VICCO

 

Físico e Emocional

BAIXA AUTO-ESTIMA ENCOLHE O CÉREBRO

 

Cientistas da Universidade McGill, no Canadá, afirmam: quem tende sempre a se desvalorizar, não importa o motivo, pode apresentar uma diminuição no tamanho da massa cinzenta. O fenômeno se acentua no hipocampo, área que processa e armazena nossas lembranças. Com a ajuda de imagens de ressonância magnética os pesquisadores analisaram o cérebro de 16 jovens adultos e de 23 idosos. Resultado: o hipocampo nos voluntários mais velhos e com pouco amor-próprio era menor. Não à toa esse grupo também teve um desempenho inferior em testes de memória e de aprendizado. As razões por trás dessa mudança estrutural ainda são uma incógnita. "Talvez haja uma relação entre as alterações hormonais deflagradas pela baixa auto-estima e a capacidade que o cérebro tem de se adaptar", explica Sonia Lupien, uma das autoras do trabalho.

 

Fonte: Adaptado por Vicco Consultores do site http://saude.abril.com.br. Por Anderson Moço.

 

 

 

Desenvolvimento Interior

CONSCIÊNCIA

 

“Sempre que você estiver agindo inconscientemente, pare, não seja um robô, não aja a partir do ego. Tome uma xícara de chá - acorde e então aja com consciência.”

 

Fonte: OSHO

 

 

 

 

Se deseja indicar algum amigo(a) para receber nosso Informativo SeRH mensalmente, nos envie um e-mail através de contato@viccoconsultores.com.br com o título “Indicação”, ficaremos muito felizes em incluí-lo(a).

Se deseja ser excluído da nossa lista responda esta mensagem com o título "Remove"


Vicco & Consultores Desenvolvendo Pessoas e Organizações Ltda

Site: www.viccoconsultores.com.br - E-mail: contato@viccoconsultores.com.br - Fone/Fax: 11 4224-6551

 

..............................................................................................................................

imprimir | Download

...............................................................................................................................