Informativo

ANO 3 - n.º 027 - 16/06/2008

Desenvolvendo as pessoas dentro das Organizações

 

Menu Principal:

Percorrendo o caminho das pedras amarelas

Meditar é viver! Mais e melhor

O caminho escolhido

 

Mente e Intelecto

PERCORRENDO O CAMINHO DAS PEDRAS AMARELAS

 

Minha proposta neste texto é fazer um paralelo com a história infantil chamada o Mágico de Oz de L. Frank Baum, vocês a conhecem? Resumidamente é a história de uma menina órfã que após um ciclone é transportada para um mundo mágico, onde na companhia de 3 amigos e seu fiel cachorrinho Totó percorrem o caminho de pedras amarelas que os leva a encontrarem a Cidade das Esmeraldas e o famoso Mágico de Oz.

 

Cada um dos integrantes desta “equipe” quer obter algo do famoso mágico: O Leão quer ser corajoso, o Homem de Lata quer um coração, o Espantalho quer sabedoria e a pequena Dorothy voltar para a casa de seus tios com Totó.

 

Nesta aventura enfrentam diversas dificuldades, mas não desistem de seu objetivo.

 

O que eles não sabiam é que já tinham o que queriam, faltava somente acreditarem e confiarem de que eram capazes!

 

Fazendo agora um paralelo com os profissionais nas organizações, podemos considerar que desenvolver os 4 pontos a seguir pode ajudar muito para que os profissionais sintam-se mais realizados, vamos explorar cada um deles:

 

Voltar para casa: Era o desejo de Dorothy, que aqui pode ser interpretado como um resgate de sua origem, olhar com carinho para sua história pessoal e entender que ela foi necessária para chegar onde está; também podemos interpretar como uma viagem pessoal para tomada de consciência de seus potenciais e do que precisa desenvolver e ao término desta jornada voltar fortalecida.

 

Inteligência: Aqui não se refere ao famoso Q.I, que muitos estudos já demonstraram que não são garantia de sucesso profissional, mas gostaria de explorar mais a questão da sabedoria interior, de escolhas éticas, de visão de futuro, de criar possibilidades e novas alternativas; porque não mencionar também a famosa Inteligência emocional de Daniel Goleman que de forma resumida nos alerta para olhar para nossas emoções e adequar nossos comportamentos ao ambiente e situações que estamos inseridos

 

Coragem: Para abandonar padrões de comportamento/processos que já não são mais adequados à realidade; para expor suas idéias e opiniões (de forma respeitosa é claro); fazer diferente; ousar; inovar.

 

Coração: Ter amor pelo que faz; ser afetivo com as pessoas; receber afeto; sentir que é parte importante de um todo maior; buscar a união e a harmonia; entender como o outro percebe as situações (que muitas vezes são diferentes de nossas percepções); desenvolver uma empatia verdadeira com o outro; entender que todos têm dificuldades; perceber onde podemos contribuir e onde podemos receber algo do outro.

 

 

 

 

E agora você está preparado para percorrer o Caminho das Pedras Amarelas e encontrar a sua Cidade das Esmeraldas? Garanto que os recursos estão com vocês. Confie!

 

 

ADRIANA VICCO

 

Físico e Emocional

MEDITAR É VIVER! MAIS E MELHOR

 

Os números impressionam. Comparada com os efeitos produzidos apenas por medicamentos, a meditação transcendental diminuiu em 49% as mortes por câncer, em 30% as decorrentes de problemas cardiovasculares e em 23% as provocadas por doenças em geral. O estudo, publicado no prestigiadíssimo periódico American Journal of Cardiology, durou nada menos do que 18 anos e foi feito com 202 homens e mulheres idosos e hipertensos que se dedicaram a essa prática sistematicamente. Duas vezes todo santo dia, durante 20 minutos nada, além disso.

 

O que diferencia a meditação transcendental das demais é, além da simplicidade, a rapidez de seus efeitos. "Ela age de forma surpreendente desde os minutos iniciais, permitindo que o corpo descanse duas vezes mais do que durante o sono", afirma Robert Schneider, diretor do Centro de Prevenção e Medicina Natural da Universidade Maharishi, em Iowa, nos Estados Unidos, e um dos principais autores da pesquisa. Relativamente nova, foi criada há cerca de 40 anos por Maharishi Mahesh Yogi, que se tornou famoso depois de virar o guru dos Beatles.

 

Diferentemente de outras técnicas, a meditação transcendental não tem cunho religioso nem requer rituais ou a repetição de complicadas palavras em sânscrito, língua indiana predominante em religiões como o budismo e o hinduísmo. Basta se sentar e não precisa ser na clássica posição de lótus e meditar, sem a necessidade de total isolamento. No chão ou numa cadeira, num sítio bucólico ou numa movimentadíssima avenida, não importa. O resultado é o mesmo, desde que, é claro, você se mantenha numa posição que não force os ossos nem os músculos. Segundo especialistas, o corpo e a mente entram num estado de relaxamento profundo que ajuda a eliminar o estresse. "Ao permitir ao corpo esse descanso, a inteligência interna desperta e restaura o que estiver em desequilíbrio", explica Schneider.

 

A meditação transcendental confirmou algo que os cientistas já suspeitavam: ela contribui até para evitar o acúmulo de placas gordurosas nas artérias do coração, a temida aterosclerose.

 

Segundo pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, a prática aumenta a atividade na região frontal do cérebro, responsável pela concentração, abstração e atenção. Outros estudos também comprovaram que a meditação retarda o envelhecimento, melhora a qualidade de vida de portadores de doenças graves e auxilia na redução do consumo de cigarro, álcool e outras drogas..

 

 

Fonte: Escrito por Débora Didonê e adaptado por Vicco Consultores. Caso exista interesse leia o artigo inteiro em: http://saude.abril.com.br/edicoes/0263/bem_estar/conteudo_88101.shtml

 

 

 

Desenvolvimento Interior

O CAMINHO ESCOLHIDO

 

Num bosque amarelo dois caminhos se separavam, e lamentando não poder seguir os dois e sendo apenas um viajante, fiquei muito tempo parado.

E olhei para um deles tão distante quanto pude

Até onde se perdia na mata;

Então segui o outro, como sendo mais merecedor,

E tendo talvez melhor direito,

Porque coberto de mato e querendo uso.

Embora os que por lá passaram os tenham realmente percorrido de igual forma, e ambos ficaram essa manhã com folhas que passo nenhum pisou.

Oh, guardei o primeiro dia para outro dia!

Embora sabendo como um caminho leva para longe, duvidasse que algum dia voltasse novamente.

Direi isto suspirando em algum lugar, daqui a muito e muito tempo:

Dois caminhos se separavam em um bosque e eu...

Eu escolhi o menos percorrido e isso fez toda a diferença.

 

Fonte: Robert Frost, 1916

 

 

 

 

Se deseja indicar algum amigo(a) para receber nosso Informativo SeRH mensalmente, nos envie um e-mail através de contato@viccoconsultores.com.br com o título “Indicação”, ficaremos muito felizes em incluí-lo(a).

Se deseja ser excluído da nossa lista responda esta mensagem com o título "Remove"


Vicco & Consultores Desenvolvendo Pessoas e Organizações Ltda

Site: www.viccoconsultores.com.br - E-mail: contato@viccoconsultores.com.br - Fone/Fax: 11 4224-6551

 

..............................................................................................................................

imprimir | Download

...............................................................................................................................