Informativo

ANO 3 - n.º 030 - 12/09/2008

Desenvolvendo as pessoas dentro das Organizações

 

Menu Principal:

Sucesso Profissional - A Alma nas Organizações

Trabalhar faz bem

Círculos cresecentes

 

Mente e Intelecto

SUCESSO PROFISSIONAL – A ALMA NAS ORGANIZAÇÕES

 

Primeiro gostaria de iniciar este texto prestando minha homenagem a Renato Shaan Bertate, meu mestre querido no caminho das Constelações Sistêmicas e também a Bert Hellinger, o “visionário” desta nova abordagem metodológica. Tive recentemente o prazer de desfrutar de suas mais recentes percepções neste Encontro Internacional que tratava sobre “Hellinger Science” – Os Movimentos da Alma. Esta imersão foi quase um caminho de Santiago de Compostela, que tomei a liberdade de denominar “Bertistela”, pois é impossível voltar o mesmo. Passamos a olhar tudo com outros olhos, um olhar mais apurado e amoroso à “realidade” que rodeia cada um de nós.

 

Sei que ouso escrever este texto. O mundo organizacional é permeado por um campo sistêmico próprio de linguagem e do que pode e não pode ser dito e exposto. Mas sigo meu coração e o movimento que me leva a escrevê-lo.

 

Sei também que existem pessoas que formam as empresas que começam a ter uma atitude de abertura para olharem deste patamar superior, por exemplo: para a razão da existência de sua empresa, entender de forma mais profunda os entraves que não são solucionados, processos de sucessão em empresas familiares, enfim, as possibilidades são muitas a serem exploradas para quem estiver disposto a trilhar este caminho.

 

Mas hoje quero falar de um aprendizado em especial, sobre nossas escolhas profissionais e o sucesso que podemos obter delas.

 

Para isso, peço aos que se sentirem preparados e confiarem em minhas palavras que fechem seus olhos, escolha um local tranqüilo onde você não será interrompido e visualize cada um de seus pais, um de cada vez, não precisa ser feito inclusive no mesmo dia, tome seu tempo.

 

Deixe-se levar por um sentimento maior de gratidão pela vida que recebeu e saia do degrau do julgamento. Compreenda a grandeza de gerar uma vida, procure enxergar seus pais como pessoas com seus destinos e dificuldades próprias e que fizeram o melhor por você, o melhor que sabiam e podiam, afinal são seres humanos, e tudo o que você é hoje, você deve a eles, você é um sobrevivente e está em uma posição privilegiada se está lendo este meu texto, tenho certeza disto!

 

Tomem seus pais em seus corações e digam: “sinto muito” (somente estas palavras... “sinto muito”) e de forma profunda um “muito obrigado(a)”.

 

Por hoje é só, deixe este momento tomar você com um sentimento de gratidão e amor.

 

Muitos poderão ter dificuldade em fazer este movimento de reverência (eu sei bem o que é isso acreditem!), siga o seu tempo, um passo de cada vez, honrando suas raízes.

 

 

 

 

Eu ainda tenho um longo caminho a seguir, mas já posso afirmar que vale a pena! Sucesso.



 

ADRIANA VICCO

 

Físico e Emocional

TRABALHAR FAZ BEM

 

Tanto A ciência já desvendou essa relação entre saúde e satisfação profissional. "Trabalhar com prazer fortalece o sistema de defesa do organismo, além de aumentar a auto-estima e dar mais disposição para as diversas tarefas do dia-a-dia", afirma o psicólogo Odair Furtado, professor da Universidade de Brasília (UnB) e presidente do Conselho Federal de Psicologia. "A situação se inverte quando você faz algo que não lhe dá nenhuma alegria", completa a psicóloga Ione Vasques, do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da UnB. Ou seja, a saúde pode até ficar comprometida.

 

Um estudo inglês da Universidade College de Londres mostra que o estresse gerado pelo descontentamento profissional, muitas vezes é o estopim da síndrome metabólica, um conjunto considerável de problemas prejudiciais ao coração, englobando obesidade, gordura abdominal, colesterol e triglicérides alterados, pressão alta e diabete.

 

Infelizmente, gente infeliz com o que faz é o que não falta. Segundo o Isma-BR, entidade internacional dedicada ao estudo do estresse, um em cada dez brasileiros se diz constantemente deprimido por não gostar do trabalho. "Quem tem que dar significado ao que faz somos nós mesmos", ressalta a socióloga Leila Blass, do Núcleo de Estudos do Trabalho da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

 

Esta mesma pesquisa Universidade College revelou que mulheres que conciliam o trabalho doméstico e a vida profissional acabam se cuidando mais, pois são antenadas em saúde e alimentam-se melhor. Também apresentam uma tendência menor à obesidade. O trabalho não precisa necessariamente remeter ao mundo corporativo. Você pode se envolver com atividades informais ou realizar serviços voluntários. O importante é dedicar à sua escolha um amor sincero. Acredite: seguir como um robô em funções pré-programadas acaba com sua energia produtiva e a longo prazo, também com a saúde.

 

 

Fonte: Escrito por Anderson Moço, adaptado por Vicco Consultores.

 

Desenvolvimento Interior

CÍRCULOS CRESCENTES

 

 

“Vivo o amor em círculos crescentes,

Que passam por sobre as coisas

O último, onde amo a todos verdadeiramente,

Talvez jamais venha a completar

Mas alcançá-los irei tentar.”

 

Cada passo neste caminho é um ganho através do qual crescemos e tornamo-nos mais ricos.

 

Fonte: Adaptado por Bert Hellinger. Poema original de Rainer M. Rilke do Livro das Horas.

 

 

 

 

Se deseja indicar algum amigo(a) para receber nosso Informativo SeRH mensalmente, nos envie um e-mail através de contato@viccoconsultores.com.br com o título “Indicação”, ficaremos muito felizes em incluí-lo(a).

Se deseja ser excluído da nossa lista responda esta mensagem com o título "Remove"


Vicco & Consultores Desenvolvendo Pessoas e Organizações Ltda

Site: www.viccoconsultores.com.br - E-mail: contato@viccoconsultores.com.br - Fone/Fax: 11 4224-6551

 

..............................................................................................................................

imprimir | Download

...............................................................................................................................