Informativo

ANO 3 - n.º 031 - 08/10/2008

Desenvolvendo as pessoas dentro das Organizações

 

Menu Principal:

Geração Z

Usar a Lei da Reciprocidade

Alçar Vôo

 

Mente e Intelecto

GERAÇÃO Z

 

Já há um bom tempo venho “alertando” os gestores que participam de treinamentos que ministro sobre a nova geração que vai entrar no mercado daqui a 8 anos.

 

As gerações estão diminuindo o espaço entre uma e outra, segundo Içami Tiba as gerações agora mudam a cada 6 anos, antes eram 13, 18 anos.

 

Tivemos uma grande divisão com os Baby Boomers (nascidos entre 1951 a 1964), depois veio a Geração X (nascidos entre 1965 a 1983) e finalmente a geração Y (nascidos entre 1984 à 1990).

 

Hoje o que encontramos nas empresas em geral são pessoas da Geração X gerenciando profissionais da Geração Y, quando não, muitas vezes o inverso.

 

“Antigamente”, a liderança mais tradicional atuava bem com o “faça o que eu mando e pronto”, inteligente era quem obedecia e com isso crescia hierarquicamente durante 20 / 30 anos na mesma empresa.

 

Hoje já é necessária uma capacidade muito maior de liderar através da persuasão, da busca de atender interesses de ambas as partes, é necessário lidar com profissionais com alto nível de escolaridade, com domínio de idiomas, que não se limitam mais por regionalidades ou limites geográficos, gostam de desafios e de questionar o “Status Quo” e não podemos deixar de mencionar que tiveram suas mentes moldadas por vídeo games e acesso a Internet, onde a agilidade e a assimilação de informações são absurdamente maiores do que o da Geração X.

 

Tenho um afilhado, hoje com 10 anos, que há uns 2 anos atrás me pediu de aniversário um determinado jogo de vídeo game pois era muito “legal” para desenvolver ESTRATËGIAS!! Quando os meus “contemporâneos” (sou do início da geração X) pensariam em estratégia com 08 anos?!

 

É deste público que estou dizendo que os gestores terão que lidar daqui a 8 anos no mercado de trabalho.

 

Não tenho como prever o futuro, é claro, mas imagino estes profissionais muito mais cidadãos do mundo. O mundo é pequeno para esta nova leva, pois considerando que já o é hoje para a Geração Y, com o avanço vertiginoso da tecnologia, como estará em 2016 / 2020!

 

Terão maior consciência ecológica e de preservação, e ouso dizer uma visão menos pautada só no lado material da vida. Mas apesar de serem arrojados e muito ambiciosos (afinal, isso faz parte da humanidade), continuarão a valorizar a Qualidade de Vida como a geração Y, e ouso arriscar que a Geração Z virá com uma sensibilidade maior, mais intuitiva, com respostas mais amadurecidas às experiências da vida.

 

 

 

E aí fica o grande desafio de liderar esta nova geração. Podemos nos preparar para ela observando nossas crianças de hoje! Desejo Sucesso a todos!



 

ADRIANA VICCO

 

Físico e Emocional

USAR A LEI DA RECIPROCIDADE

 

Ela é a base da cooperação e da colaboração: o que você dá é o que você recebe. As pessoas têm grande dificuldade com isso, mas não deveriam. Recentemente pesquisadores identificaram no cérebro humano uns “neurônios-espelhos”, sugerindo que nosso sistema límbico (parte emocional do cérebro), responsável pela empatia, “lê” a intenção alheia e os sentimentos do outro em relação a nós. A troca mútua e a adaptação interna permitem que dois indivíduos fiquem sintonizados e interligados quanto a seus respectivos estados internos. Portanto, uma técnica poderosa a fim de controlar qualquer tipo de disputa é a da empatia com os sentimentos e as opiniões dos outros, determinando o modo de nos expressarmos, seja verbalmente ou não.

 

Essa atitude no meio social permite que façamos as corretas concessões no momento certo. Quando concedemos alguma coisa, esperamos uma resposta boa da outra parte. E, quando percebemos que nos fizeram concessões, devemos fazer o mesmo.

 

Fonte: HSM Management. Nº 70. Ano 12 – Volume 5.

 

Desenvolvimento Interior

ALÇAR VÔO

 

 

“Enquanto se esforça para manter alguém para baixo, uma parte de você tem de se abaixar para mantê-la ali, o que significa que você não pode alçar vôo, como do contrário poderia”.

 

Fonte: Marian Anderson

 

 

 

 

Se deseja indicar algum amigo(a) para receber nosso Informativo SeRH mensalmente, nos envie um e-mail através de contato@viccoconsultores.com.br com o título “Indicação”, ficaremos muito felizes em incluí-lo(a).

Se deseja ser excluído da nossa lista responda esta mensagem com o título "Remove"

 

Vicco & Consultores Desenvolvendo Pessoas e Organizações Ltda

Rua Goitacazes, 45 – sl 12 – Centro – São Caetano do Sul – SP – CEP: 09510-300

Site: www.viccoconsultores.com.br - E-mail: contato@viccoconsultores.com.br - Fone/Fax: 11 4224-6551
 

 

..............................................................................................................................

imprimir | Download

...............................................................................................................................