Informativo

ANO 4 - n.º 038 - 25/05/2009

Desenvolvendo as pessoas dentro das Organizações

 

Menu Principal:

Dizer Não X Dizer Sim

Deixa a vida te levar

Aproveite a energia dos Chakras

 

Mente e Intelecto

DIZER NÃO X DIZER SIM

 

Algumas pessoas me procuram para trabalhos de Coaching desejando administrar melhor seu tempo, entretanto este assunto é muito amplo e um dos panos de fundo que podem estar relacionados a isso é desenvolver a habilidade de “Dizer Não” e por incrível que pareça também permitir-se “Dizer Sim”. Parece um paradoxo, mas tentarei de forma breve elucidar minha percepção sobre estes aspetos. 

Iniciarei comentando sobre o “Dizer Não”: 

Alguns podem ter uma facilidade enorme de falar esta “palavrinha mágica” que muitas vezes possibilita não entrar em um emaranhado de atividades impossíveis de serem cumpridas dentro das 24 horas do dia. Nestes casos, como nem sempre é feito da melhor forma possível pode gerar: 

•          Conflitos principalmente com clientes internos, pares e subordinados;

•          Parecer sempre indisponível, não colaborativo e/ou inacessível;

•          Não demonstrar com clareza o que pensa;

•          Demonstrar certa “ausência” de valores, princípios ou mesmo personalidade; 

Para evitar isso, pense em como pode construir um NÃO irresistível para a outra parte. Para isso você precisa cuidar de alguns aspectos: 

•          Deixar claro quais são suas obrigações e responsabilidades;

•          Não reagir emocionalmente. Para “Dizer Não”, não é necessário sair “do eixo”. Fale clara e pausadamente!

•          Assuma as responsabilidades que lhe cabem e cumpra o que prometeu. Se disser que não pode fazer algo, realmente não o faça, deixe claro seus argumentos e motivos!

•          Conheça seus princípios e não faça nada que se contraponha a eles

•          Procure construir com o outro alternativas para atendê-lo. 

Tenha certeza que agindo desta forma você aumenta significativamente as possibilidades de um desfecho positivo com resultados mais satisfatórios para ambas as partes. 

Agora uma breve explanação sobre permitir-se “Dizer Sim”: 

Quando trabalho a questão de administração do tempo um dos pontos que levanto é o que tem valor para meu coachee e normalmente as respostas que recebo são: família, amigos, lazer, esporte, hobbies, etc. 

Com base nestes pontos que são importantes trabalhamos o “Dizer Sim” para o que tem valor. Muitas vezes passamos por fases em nossas vidas que damos maior ênfase em um aspecto, por exemplo, o profissional, mas nos esquecemos que precisamos cuidar da saúde, recarregar as baterias (com hobbies e lazer), para que com isso tenhamos um índice maior de produtividade e eficácia. Horas de trabalho não estão em proporção exata aos resultados gerados! 


 

 

 

 

 

Agora é com você! Encontre um equilíbrio entre o “Dizer Sim” e o “Dizer Não”, e tenho certeza que terá uma vida mais plena!



 

ADRIANA VICCO

 

Físico e Emocional

DEIXA A VIDA TE LEVAR

 

 

Boas doses de exercício - acredite! - tornam você muito mais preparado para encarar os desafios e driblar as frustrações de todo dia. 

A novidade é que a malhação, seja ela qual for, abranda pra valer o impacto das pressões no trabalho e na vida pessoal, aquelas que maltratam o corpo e a mente. 

Há dez anos pesquisadores do Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) investigam a relação entre nível de atividade física e percepção do estresse. "Quem pratica exercícios sente menos ansiedade, tensão e fadiga mental e lida melhor com as dificuldades", resume o professor de educação física Alexandro Andrade, doutor em psicologia e coordenador do grupo catarinense. Um de seus estudos ganhou repercussão internacional justamente por comprovar a tese de que as pessoas ativas vêem a vida por um prisma bem mais otimista. 

O ponto de partida foi uma entrevista com um grupo de 50 homens, entre ativos e sedentários, que compartilham um perfil comum: vivem sob forte estresse organizacional, trabalham em uma mesma agência bancária, têm idade média de 44 anos e moram com a mulher e os filhos. As reclamações são invariáveis: pressões e tarefas em excesso, insegurança, baixa resistência a politicagem e sentimento de desvalorização profissional.  

Numa segunda etapa, o autor avaliou as reações psicossomáticas de ambos os grupos e constatou que os ativos mostraram-se mais protegidos do que seus colegas sedentários. Primeiro porque não sentem dores de cabeça nem insônia — contra 50% e 60% dos inativos, respectivamente. E segundo porque não relatam queda no rendimento profissional. Mesmo entre os nitidamente afetados pelo estresse, os adeptos da malhação têm reações mais brandas de agressividade, mau humor, falhas de memória, dores de estômago, conformismo e depressão. 

O impacto positivo da prática de exercícios se reflete também na vida pessoal. Sessenta e seis por cento dos ativos se declaram satisfeitos com o relacionamento familiar, contra apenas metade dos sedentários. "Os resultados mostram claramente que a resposta fisiológica ao estresse é diferente em pessoas ativas", conclui Alexandro Andrade.  

Enquanto os esportistas curtem caminhadas no parque e passeios de bicicleta, os sedentários relaxam ao pé da letra — limitam-se a atividades tão passivas quanto assistir a um filme ou se jogar numa boa na rede e ficar de papo para o ar. 

Fonte: Priscila Boccia – Adaptado por Vicco Consultores

 

Desenvolvimento Interior

APROVEITE A ENERGIA DOS CHAKRAS

 

Os chakras são centros de atividade para recepção, assimilação e transmissão de energia vitais. Sua função é vitalizar nossos corpos energéticos e o corpo físico. 

Eles estão localizados ao longo da coluna vertebral, mas não são visualizados fisicamente. 

Sua palavra é derivada do sânscrito (uma das antigas línguas clássicas da Índia) e significa “roda ou disco”. 

Cada chakra está relacionado a uma função particular e os principais são: 

BÁSICO

Localiza-se à base da espinha e tem correlação com a glândula supra-renal. Podemos associá-lo com as sensações físicas e com o aspecto instintivo.

Disfunção: anemia, deficiência circulatória, prisão de ventre, ciática e hemorróidas. 

SACRO

Localiza-se acima do púbis e tem correlação com a glândula das gônodas, ovários, próstata e testículos. Podemos associá-lo com o desenvolvimento dos sentimentos e com o aspecto emocional.

Disfunção: problemas genito-urinários, problemas sexuais e instabilidade afetiva. 

PLEXO SOLAR

Localiza-se na cavidade do estômago, um pouco acima do umbigo e tem correlação com a glândula do pâncreas e baço. Podemos associá-lo com o desenvolvimento do poder pessoal, do ego e da personalidade e ao aspecto mental.

Disfunção: úlceras, distúrbios digestivo, diabetes, cálculos biliares e rejeição dos desejos. 

CARDÍACO

Localiza-se no externo, ao nível do coração e tem correlação com a glândula timo. Podemos associá-lo com o desenvolvimento do amor universal, é a capacidade de amar a si mesmo, aos outros e ao mundo.

Disfunção: problemas cardiovasculares e respiratórios e indiferença, tristeza e depressão. 

GARGANTA

Localiza-se no centro da garganta e tem correlação com a glândula tireóide e paratiróide. Podemos associá-lo com o desenvolvimento do poder de expressão humana, a palavra.

Disfunção: Hipo ou hipertireoidismo, distúrbios na voz e na garganta e bloqueio criativo e dificuldade em se expressar. 

FRONTAL

Localiza-se na Fronte, entre as sobrancelhas e tem correlação com a glândula Pituitária. Podemos associá-lo com o desenvolvimento da capacidade de visão clara além das aparências (clarividência).

Disfunção: sinusites, cataratas, dores de cabeça, alucinações, rigidez mental e esquecimento. 

CORONÁRIO

Localiza-se no topo da cabeça e tem correlação com a glândula Pineal. Podemos associá-lo com o desenvolvimento espiritual. É através desse chakra que as energias de transmutação e purificação entram no nosso corpo.

Disfunção: derrame cerebral, tumor no cérebro, intelectualidade exagerada, sensação de falta de sentido na vida. 

Fonte: NEPOM – Bahia – Adaptado por Vicco Consultores

 

 

Para acessar as edições anteriores, entre em nosso site no link "Informativos"

 

Se deseja indicar algum amigo(a) para receber nosso Informativo SeRH mensalmente, nos envie um e-mail através de contato@viccoconsultores.com.br com o título “Indicação”, ficaremos muito felizes em incluí-lo(a).

A Vicco Consultores respeita a sua privacidade e é contra o Spam na rede. Se você não deseja mais receber nossos Informativos, responda esta mensagem com o título “REMOVE”

 

Vicco & Consultores Desenvolvendo Pessoas e Organizações Ltda

Rua Goitacazes, 45 – sl 12 – Centro – São Caetano do Sul – SP – CEP: 09510-300

Site: www.viccoconsultores.com.br - E-mail: contato@viccoconsultores.com.br - Fone/Fax: 11 4224-6551
 

 

..............................................................................................................................

imprimir | Download

...............................................................................................................................