Informativo

ANO 4 - n.º 044 - 18/11/2009

Desenvolvendo as pessoas dentro das Organizações

 

Menu Principal:

Caminho de Santiago - Uma Vida em Poucos Dias

Dez Dicas para uma Caminhada Saudável

O Segredo do Caminho

 

Mente e Intelecto

CAMINHO DE SANTIAGO - UMA VIDA EM POUCOS DIAS

Acabei de realizar parte do caminho de Santiago de Compostela e nos 330 km percorridos debaixo de sol e chuva, cruzando vales, subindo e descendo montanhas, permaneceram algumas reflexões que mando para vocês ainda aqui da Espanha. 

Não fiz o caminho por motivos religiosos (a não ser se considerado o sentido real da palavra RELIGARE, cujo significado é religar-se a algo maior), mas é impossível ficar ileso à grandiosidade da fé que movimenta cada ser humano. A fé, que aqui quero dizer, como uma força interna que faz cada um de nós dar um passo após o outro atrás de nossos objetivos, superando desafios, deparando-nos com nossos limites e superando-os por diversas vezes. 

No caminho as experiências são de forma geral tão intensas que tudo ganha dimensões muitas vezes desproporcionais, como por exemplo sentimentos de amor, compaixão, tristeza, alegria, etc. Elas nos arrebatam e diante disto e de todas as adversidades encontramos um ponto em comum: cruzamos com outros seres humanos que também estão percorrendo o mesmo caminho e isso, de certa forma, liga uns aos outros sem barreiras. 

Todas as nossas máscaras caem, pois vivenciamos 24 horas por dia experiências adversas que definitivamente nos colocam à prova. E através das adversidades você entra em contato com quem você realmente é, pois há praticamente uma total desconexão com o que você, até o momento, chamava de seu mundo real. Esta desconexão ficou clara para mim quando não conseguia lembrar de uma única musica brasileira, até que amigos peregrinos (quase no final do caminho) me lembraram de "A garota de Ipanema". Mencionei o exemplo da musica para ilustrar que, durante quase todo o Percurso, o que nos preocupa é caminhar, um passo por vez, até onde o corpo aguentar e você encontrar um lugar seguro para descansar. O vazio toma conta, e quando pensava que já não podia mais, vinha em minha mente: "Keep Walking", pois era só isso que era necessário, até minha próxima parada...keep walking. 

E nesse ponto quero fazer um paralelo com nossas vidas, de como o mundo não para pra se ajustar a nossos medos, receios, dores e por isso o que precisamos é nos manter sãos (de corpo, mente e espírito) e continuar caminhando até que o tempo se encarregue do resto. 

A vida no caminho é simples, e o simples é essencial, pois lhe permite rever valores e ser grato pela vida como ela é! 

Cada pessoa que cruzamos no caminho carrega consigo seu objetivo pessoal e sua história de vida e a troca que ocorre destes contatos nos marcam de formas diferentes, da mesma maneira que as pessoas que cruzam nossas vidas: umas deixam marcas profundas, outras nos despertam de alguma forma, outras deixam lembranças de momentos de felicidade, outras de troca em momentos de dor, etc. 

Mas o que abstraio disto tudo é que cada uma destas pessoas é linda por natureza, e cruzar com elas no caminho e em minha vida é um grande presente.

 

 

A Minha mensagem final é keep walking (mas com consciência), para mim parece ser um bom caminho! Experimente!

ADRIANA VICCO

 

Físico e Emocional

DEZ DICAS PARA UMA CAMINHADA SAUDÁVEL

 

A caminhada é uma das opções mais simples e práticas para quem quer fazer exercícios físicos, cuidar da saúde e combater a obesidade. Os benefícios de uma boa caminhada são muitos: melhora a respiração, a circulação sangüínea, a postura, previne o aparecimento de varizes, auxilia os hipertensos, entre muitas outras vantagens. 

Em entrevista, o ortopedista Fabio Ravaglia apresentou algumas dicas que podem aperfeiçoar a prática da caminhada: 

1)       Evite passos largos

 

Cuidado com torções. Se quiser andar mais rápido, dê passadas curtas, com um intervalo de tempo menor.

 

2)       Cuidado com a forma de pisar

 

Não pise com a ponta do pé ou com muita força. O ideal é aterrissar o pé no solo com o calcanhar, rotar e aterrissar a planta do pé.

 

3)       Preste atenção na postura

 

Caminhe com a cabeça na altura dos ombros, contraindo o abdomen e alternando entre os pés e os braços. Quando o pé direito vai à frente, o braço esquerdo vai também e vice-versa.

 

4)       Não caminhe carregando pesos

 

Se a intenção é definir as pernas, caminhar com peso não é a saída. Outras opções, como a musculação, devem ser consultadas. Caminhar com pesos pode lesionar a coluna, causando dores nas costas.

 

5)       Atenção ao tipo de calçado

 

Escolha um tênis que se adapte bem aos seus pés para evitar torções ou mesmo o aparecimento de bolhas. Prefira também meias com solado aderente, evitando o deslizamento dos pés dentro do tênis.

 

6)       Beba muita água

 

Hidratação é essencial. Antes, durante e depois da caminhada. Prefira pequenos goles para evitar enjôos.

 

7)       Atenção com a alimentação

 

Faça refeições leves antes do exercício para prevenir tonturas ou até mesmo possíveis desmaios.

 

8)       Não exagere

 

A caminhada deve ser feita de forma gradual. O ideal é começar com 30 minutos, três vezes por semana, em terreno plano.

 

9)       Não se esqueça do alongamento

 

O alongamento ajuda na agilidade, facilitando a caminhada. Deve-se aquecer os músculos antes e depois da caminhada.

 

10)   Escolha o horário ideal

 

Caminhadas pela manhã são excelentes para estimular e preparar o organismo para o resto do dia. Nas caminhadas diurnas e vespertinas, nunca se esqueça do protetor solar. Caminhar à noite também é uma opção para quem fica fora o dia todo, mas para isso é necessário escolher lugares bem iluminados e, claro, tomar cuidado com a segurança.

Fonte: Fernando Fischer - http://sportlife.terra.com.br/index.asp?codc=806 - Adaptado por Vicco Consultores

 

Desenvolvimento Interior

O SEGREDO DO CAMINHO

 

Avançamos quando deixamos tudo para trás, mesmo as idéias antigas. E há mais: alcançamos o objetivo no último passo. O que existia antes foi mera preparação."

Fonte: Bert Hellinger

 

 

Para acessar as edições anteriores, entre em nosso site no link "Informativos"

 

Se deseja indicar algum amigo(a) para receber nosso Informativo SeRH mensalmente, nos envie um e-mail através de contato@viccoconsultores.com.br com o título “Indicação”, ficaremos muito felizes em incluí-lo(a).

A Vicco Consultores respeita a sua privacidade e é contra o Spam na rede. Se você não deseja mais receber nossos Informativos, responda esta mensagem com o título “REMOVE”

 

Vicco & Consultores Desenvolvendo Pessoas e Organizações Ltda

Rua Goitacazes, 45 – sl 12 – Centro – São Caetano do Sul – SP – CEP: 09510-300

Site: www.viccoconsultores.com.br - E-mail: contato@viccoconsultores.com.br - Fone/Fax: 11 4224-6551
 

 

..............................................................................................................................

imprimir | Download

.................................................................