Informativo

ANO 5 - n.º 053 - 27/08/2010

Desenvolvendo as pessoas dentro das Organizações

 

Menu Principal:

Reconhecendo Ciclos

O bem que fizemos

 

 

Mente e Intelecto

RECONHECENDO CICLOS

Toda relação empregado-empregador, cliente-fornecedor, entre outras, possui intrinsecamente uma necessidade de equilíbrio na troca, entretanto, sobre esse assunto já comentei em outros artigos deste informativo e não vou me estender.

Com base neste equilíbrio as pessoas interagem com as organizações e esta relação é satisfatória por um determinado tempo. O colaborador está a serviço da empresa, assim como a empresa está a serviço do colaborador, e enquanto houver esta doação mútua a relação se mantém.

O que precisamos estar mais conscientes é que tudo tem um começo, meio e fim e que por “N” motivos existe um momento que este ciclo se esgota e que, portanto, é o momento de romper esta relação, seja por iniciativa do empregado ou pelo empregador.

Todos nós temos em nossa história ou na de pessoas próximas, relações profissionais que “esgotaram” este tempo e foram se desgastando ao ponto de tornarem-se insuportáveis para as partes. Aí surgem mágoas, processos trabalhistas, sensação de ter sido prejudicado, etc.

A questão, portanto, é como fazer isso, e a resposta mais simples e que serve para ambas as partes é ter uma atitude de reconhecimento e de respeito.

Quero relatar um caso pessoal. Neste último fim de semana fui contratada por uma empresa, na qual trabalhei como funcionária há 8 anos atrás, para conduzir um treinamento de integração para 80 pessoas e foi extremamente gratificante. Eu já tinha realizado um evento anterior junto a Equipe de RH há uns 2 anos atrás.

Reconheço o quanto esta empresa foi importante em minha vida pessoal e profissional e sempre falo com orgulho de ser uma ex-funcionária e fico contente de encontrar com veículos dela mundo afora. 

Hoje tenho claro que meus ciclos em todas as empresas que trabalhei se encerraram e que as despedidas eram necessárias.

Necessárias para aprender algo e/ou iníciar um novo ciclo, neste último caso, a abertura de minha empresa de Consultoria.

Vivemos ciclos e reconhecê-los é um processo de desenvolvimento e sabedoria.

Encerrar ciclos no momento certo, com reconhecimento, aceitação e respeito trazem mais leveza a vida.

E tivemos um exemplo nesta semana, onde podemos perceber este reconhecimento e respeito, o episódio do Ronaldinho Gaúcho que recebeu o troféu no jogo entre Milan e Barcelona.

 

 

Esteja consciente e de acordo com os ciclos que tudo vai fluir melhor. Não é fácil, eu sei, é um aprendizado diário. Por que não experimenta?

 

 

ADRIANA VICCO

 

Desenvolvimento Interior

O BEM QUE FIZEMOS

 “O bem que fizemos na véspera é o que nos traz a felicidade pela manhã.”
(Provérbio Hindu)

Fonte: Dalai Lama

 

 

Para acessar as edições anteriores, entre em nosso site no link "Informativos"

 

Se deseja indicar algum amigo(a) para receber nosso Informativo SeRH mensalmente, nos envie um e-mail através de contato@viccoconsultores.com.br com o título “Indicação”, ficaremos muito felizes em incluí-lo(a).

A Vicco Consultores respeita a sua privacidade e é contra o Spam na rede. Se você não deseja mais receber nossos Informativos, responda esta mensagem com o título “REMOVE”

 

Vicco & Consultores Desenvolvendo Pessoas e Organizações Ltda

Rua Goitacazes, 45 – sl 12 – Centro – São Caetano do Sul – SP – CEP: 09510-300

Site: www.viccoconsultores.com.br - E-mail: contato@viccoconsultores.com.br - Fone/Fax: 11 4224-6551
 

 

..............................................................................................................................

imprimir | Download

.................................................................