Informativo

ANO 3 - n.º 036 - 13/03/2009

Desenvolvendo as pessoas dentro das Organizações

 

Menu Principal:

Carreira - Uma visão Sistêmica

Siga a trilha certa

Reflexão

 

Mente e Intelecto

CARREIRA - UMA VISÃO SISTÊMICA

 

Feliz o profissional que gosta do que faz e ainda é bem remunerado para isso, não é mesmo?! 

Mas qual a porcentagem de pessoas que se encontram nesta situação descrita acima. Você é um deles? Imagino que 10% da população representem este perfil, você concorda? 

Quando pensamos em carreira e sucesso, nos deparamos com diversos perfis que fogem do “tipo” acima: 

Existem os que obtêm sucesso (status, boa remuneração, etc), mas sentem-se frustrados, pois abandonaram sua vocação; 

·     Os que seguem a carreira dos pais por “sucumbir” à pressão familiar;

·     Os “perdidos” que não se encontraram ainda: já começou várias faculdades, mas não terminou nenhuma, já teve várias profissões, mas sempre estava insatisfeito e nada prestava: a empresa, o salário, o chefe (não interessa se já fez 30 e poucos anos, continua “perdidão”);

·     Os que não saem da fase da infância e ficam na dependência da família, mesmo tendo feito 40 e poucos anos (moram com os pais ou simplesmente não saem da casa deles, os pais fornecem a estrutura de cama, mesa, banho, etc.);

·     Os empreendedores que acham que vão ficar milionários, mas embarcam em um fracasso atrás do outro.

·     Os que querem um “emprego” público, não um trabalho público, querem se encostar e ganhar dinheiro fácil (aqui só ressaltando que não estou generalizando, existem profissionais deste setor que são realizados e cumprem seu papel de servir à sociedade com honra e respeito);

·     Os que querem se “dar bem” independente de lesar outras pessoas;

·     A mulher que abandonou sua profissão para cuidar de filhos, por exemplo, mas não consegue voltar na mesma posição e fazendo as “contas”, desiste;

·     Fase de desemprego e/ou idade que também prejudica a reinserção no mercado de trabalho;

·     Etc, etc, etc... 

Muitas vezes existem questões em um nível de consciência maior que impede uma pessoa de  obter sucesso e abundância e que podem ser acessados através do trabalho de Constelação Sistêmica: 

Seguem abaixo alguns fatos sistêmicos que podem estar impactando em algum dos casos acima: 

·     Por amor (inconsciente ou não) seguem a carreira dos pais, mas com uma visão de que os pais não tiveram sucesso suficiente, que não são bons no que fazem, etc;

·     Há os que se boicotam por julgar que os pais sempre foram ausentes, tendo uma visão de que eles só pensam em dinheiro ou que simplesmente não eram bons pais por qualquer outro motivo;

·     Há os que julgam os pais verdadeiros fracassos em suas profissões (ou falta de) e que serão melhores do que eles;

·     Outros seguem algum destino de parentes do seu sistema familiar;

·     Outros assumem os negócios da família, mas por uma desordem sistêmica simplesmente afundam “o barco”;

·     Sócios que são desligados sem respeito ou quando o fundador não é valorizado podem levar uma empresa à bancarrota; 

A grande maioria dos exemplos que mencionei acima refere-se ao 2º Princípio (se quiser mais informações sobre este tipo de trabalho acesse nosso site no Link de Soluções Sistêmicas e leia os textos disponíveis).


 

 

 

 

 

Uma dica final: Se você pretende redirecionar sua carreira, seja por qualquer motivo; olhe com respeito para o caminho que percorreu até o momento e também com respeito ao seu próprio sistema familiar. Desejo a você sucesso e prosperidade!



 

ADRIANA VICCO

 

Físico e Emocional

SIGA A TRILHA CERTA

 

A estrada da vida leva a uma bifurcação: para um lado a saúde, para outro a probabilidade de doença. Para não errar o rumo você precisa conhecer a teoria do Y, criada pelo médico Marcelo Baboghluian, que apresentamos aqui.

 A tese é simples. Repare no desenho da letra Y. A base dela representa a infância e a adolescência, fases em que as más escolhas pouco se refletem no organismo. O vértice marca os 25 anos. A haste direita representa a saúde e a esquerda, a doença.

Quanto mais tempo demoramos para mudar o estilo de vida, maior o esforço para a virada. Felizmente nunca é tarde para adotar alguns costumes saudáveis, aqui bem resumidos. 

Mexa seu corpo

"O exercício melhora a capacidade de absorção, distribuição e consumo de oxigênio". Isto é: a capacidade respiratória aumenta, a irrigação dos tecidos melhora, os músculos tornam-se mais eficientes e há redução de estresse. 

Coma direito

Busque o equilíbrio à mesa, variando o cardápio. Evite alimentos gordurosos, coma proteínas com parcimônia e capriche nas porções de verduras, legumes e frutas. 

Cuide da cabeça

Emoções mal resolvidas levam a doenças físicas. Portanto, sorria mais, faça amigos e se preocupe menos com os problemas. Se necessário, busque ajuda. 

Durma bem

Não beba muito líquido à noite, o quarto deve estar em temperatura agradável, acerte a luminosidade e evite o barulho. Se o difícil é pegar no sono, tome um banho quente antes de se deitar e invista em um colchão de boa qualidade.  

Livre-se dos vícios

Você já está farto de saber que cigarro e álcool em excesso fazem mal para o corpo e para a mente, mas continua se intoxicando. A teoria do Y garante: ainda está em tempo de abandonar esses maus hábitos. 

Pra que lado você vai? 

Se já estiver à esquerda do Y, que conduz à doença, vai precisar de muita dedicação para virar à direita. É que o esforço necessário para o desvio de rota é proporcional ao tempo perdido. Um cálculo simples determina quanto tempo é preciso para a guinada. Conte os anos de sedentarismo após os 25 anos. O número que encontrar equivale à quantidade de meses necessários para mudar de vida. Por exemplo: um sedentário convicto até os 40 anos terá que malhar firme e forte por 15 meses para compensar seu passado negligente e ganhar qualidade de vida.

Fonte: Priscila Boccia - Adaptado por Vicco Consultores

 

Desenvolvimento Interior

REFLEXÃO

 

Perguntaram ao Dalai Lama: 

O que mais que mais te surpreende na Humanidade?

E ele respondeu:

“Os homens. Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde.

E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viverem nem o presente nem o futuro.

E vivem como se nunca fossem morrer...

...e morrem como se nunca tivessem vivido"dias”.

 

Fonte: Dalai Lama

 

 

Para acessar as edições anteriores, entre em nosso site no link "Informativos"

 

Se deseja indicar algum amigo(a) para receber nosso Informativo SeRH mensalmente, nos envie um e-mail através de contato@viccoconsultores.com.br com o título “Indicação”, ficaremos muito felizes em incluí-lo(a).

A Vicco Consultores respeita a sua privacidade e é contra o Spam na rede. Se você não deseja mais receber nossos Informativos, responda esta mensagem com o título “REMOVE”

 

Vicco & Consultores Desenvolvendo Pessoas e Organizações Ltda

Rua Goitacazes, 45 – sl 12 – Centro – São Caetano do Sul – SP – CEP: 09510-300

Site: www.viccoconsultores.com.br - E-mail: contato@viccoconsultores.com.br - Fone/Fax: 11 4224-6551
 

 

..............................................................................................................................

imprimir | Download

...............................................................................................................................