Cai
o Pano
Como Dizer NÃO de Acordo com
seu Perfil
Como trabalhar
e ser feliz
Conexão com a Avaliação de
Resultados e Eficácia de Treinamento
Coaching Conduzindo ao
Sucesso que você merece
Dependência Emocional
Documento do Sucesso
Empresas Não.
Mestres em Talento
Encare
a Adversidade Com Um SORRISO
Entre o Azedo e o Doce
Espécie em Extinção
É Hora de Quebrar as Nozes
Grandes Profissionais Não
Crescem Sozinhos
Influência Eficiente
Jovens Empreendedores
Nove aptidões para ter
sucesso
O Grande Axioma da
Vida
O
Novo RH Estratégico
O
Novo Consumidor
O
Perfil dos Grandes Vendedores
O Relato Do Topo, Por
Quem Chegou Lá
Os Alicerces de Uma Cultura
Campeã
Outro Profissional
Persuadir Com O Coração
Por Que Odiamos o RH?
Princípio
90 10
Profissionais
bem-sucedidos
Profissional de RH – Um Olhar Empresarial
Qual Foi a Última Vez Que Você
Validou Alguém?
Quanto Vale Um Conselho
Quebre Sua Casca (sobre quebrar
paradigmas)
Quem é a Geração Y
Reuniões
Eficazes Não Acontecem por Acaso
Segmentação Pelo Contexto
Será mesmo que você é
substituível?
Sozinho no Polo
Sua Atitude
determina sua Altitude
Sucesso Profissional
Trabalho Doméstico
Treinamento
Eficaz
Um Modelo de Inteligência Organizacional
Uma Nova Espécie de Profissional
Uma Nova Música Para as Empresas
Validar Alguém
.............................................................................................................................................
50
Lições de Liderança
por Tom Peters
VOCÊ ACHA QUE
ESTES SÃO TEMPOS LOUCOS? VOCÊ AINDA NÃO VIU NADA! TUDO VAI FICAR MUITO
LOUCO, TURBULENTO E DIFÍCIL.
01) Líderes
visionários são importantes. Mas grandes administradores são
fundamentais.
A liderança tornou-se tão caaaalma nos anos 90! Gire a manivela e
produza uma visão. Administração? Isso era coisa para os fracos, os
molengas e os que estão no fim da linha. Bem, visão é uma coisa muito
elegante, mas a excelência mantida por uma companhia vem de um grupo de
administradores capazes. Os grandes administradores são o cimento de uma
organização. Eles criam a mantém unidas as pessoas que detém o poder
nas companhias de alto desempenho. Não se deixe influenciar pelo velho
mantra que diz que "os administradores são chatos e os líderes são
calmos". Em vez disso diga, siga o princípio de Peters: "Os
líderes são calmos. Os administradores também".
02) Sim, há
épocas em que o culto da personalidade funciona!
Ok, aqui vai o caminho paradoxal e ziguezagueante da liderança em tempos
aloprados. É verdade que há épocas de verdadeiro perigo corporativo em
que ninguém consegue fazer o que é necessário - a não ser um líder
visionário de estatura maior do que a vida. Na minha opinião, o primeiro
líder de negócios que foi capaz de estabelecer um culto da personalidade
mais ou menos desse teor foi Lee Iacocca. Quando ele assumiu a Chrysler,
em 1978, a companhia estava no leito de morte. A Chrysler voltou-se para
ele assim como um país volta-se para líderes carismáticos em tempos de
guerra. Há épocas em que necessitamos de um líder que ofereça uma
visão grandiosa, popular - alguém que simbolize um novo enfoque para os
negócios.
03) A liderança
é confusa como o diabo
Mantra número 1 da liderança: tudo depende. Há vários anos Victor
Vroom, professor de organização e administração em Yale, desenvolveu
um modelo que mais tarde foi adaptado e popularizado por Ken Blanchard. O
que eles diziam: que nós temos de pensar em liderança situacional - a
pessoa certa, o estilo certo, para a situação certa. Vi isso quando
trabalhei na consultoria McKinsey. A firma descarrilara, e os sócios
elegeram Alonzo McDonald como sócio-administrador. Não fizeram isso por
gostar dele (ele não era da espécie que atraem afagos), mas sim porque o
cara certo para consertar tudo o que estava quebrado. Mcdonald encorajou
os que tinham um desempenho fraco, apertou os sistemas de controle e
colocou a empresa de volta no patamar lucrativo. Depois disso, os sócios
o chutaram para a Casa Branca, onde ele se tornou diretor. Um lema:
"A situação é que manda". Um líder para todas as épocas?
Você está sonhando!
04) No que se
refere a talento, a liderança não é coisa de rendimento médio.
"Não existe um em um time" Que bobagem! Será que alguém
realmente pensa que o técnico Phil Jackson ganhou seis campeonatos com os
Chicago Bulls nivelando o talento de Michael Jordan com o do resto do
time? Sim, o trabalho de equipe é importante. Não - o trabalho de equipe
não significa baixar o nível de alguém extremamente talentoso para o
menor denominador comum.
Linha final: Os times espetaculares invariavelmente são constituídos por
indivíduos talentosos que lutam uns contra os outros. Com o auxílio de
um líder talentoso, porém, eles conseguem cultivar o ego e ganhar os
campeonatos como uma equipe. Ao mesmo tempo.
05) Líderes amam
a confusão
Um líder que mereça ser lembrado? O fabuloso professor de seu filho -
aquele que vê cada uma das almas que lhe foram confiadas como peças
únicas. O professor que você deve evitar custe o que custar? Aquele que
faz todos os garotos ficarem sentadinhos nas carteiras, incapacitados de
se expressar. Não há confusão - e nenhuma criatividade nenhuma energia.
Você quer uma liderança? Vá procurar um incrível professor e veja o
jogo que ele faz com a classe.
06) O Líder
raramente é - ou nunca é? - o que apresenta o melhor desempenho.
Uma vez li que as três maiores transições psicológicas que um ser
humano adulto enfrenta são o casamento, o nascimento do primeiro filho e
o primeiro cargo como chefe. Em cada umas dessas situações as pessoas
aprendem a viver e a ter sucesso. É por isso que não há decisão mais
importante para uma companhia do que a de selecionar os seus
administradores de primeiro escalão. O melhor líder de um time raramente
é o melhor jogador. É apenas o que acabamos de dizer: o melhor líder.
Os líderes divertem-se orquestrando o trabalho de outros - e não o
executando eles próprios.
07) Líderes
entregam em domicílio
Se você quer ser um verdadeiro líder, precisa imitar o entregador de
pizzas: é melhor entregar em domicílio! Nos últimos cinco anos, as
idéias e o comportamento controlado contaram. E o que conta, agora?
Desempenho, resultados.
08) Líderes criam
o seu próprio destino
Acredite: durante os próximos cinco anos não haverá lugar para
burocratas. Somente as pessoas que tomam a determinação pessoal de
liderar sobreviverão - e isso é verdade para todos os níveis de todas
as organizações. De uma maneira surpreendente vimos isso acontecer onde
menos se esperava: entre os militares. A experiência que a Marinha ou o
Exército podem passar a alguém é que os líderes são necessários em
todos os níveis. É isso o que acontece também hoje nas guerras das
corporações. A verdadeira batalha começa quando o computador é posto
fora de combate, o capitão é morto, o tenente é gravemente ferido, o
sargento hesita e, de repente, aquele agricultor de 18 anos encontra-se no
comando de um pelotão, conduzindo-o para o combate. E a vida e a morte da
companhia, ou do projeto dependem do equilíbrio das coisas. Isso é
liderança em todos os níveis, ensinada muito melhor no trabalho, no
dia-a-dia, do que numa faculdade de administração.
09) Líderes
vencem usando logística
Visão - clara. Estratégia - sim. Mas quando você vai para a guerra deve
ganhar usando logística superior. Depois que a Guerra do Golfo acabou, a
mídia focalizou a estratégia que foi usada por Collin Powell e executada
por Norman Schwarzkopf. Na minha opinião, o cara que ganhou a Guerra do
Golfo foi Gus Pagonis, o Gênio que cuidou de toda a parte logística.
Não importa o quanto a sua visão e a sua estratégia sejam brilhantes se
você não puder ter os soldados, as armas, os veículos, a gasolina, a
comida - as botas, pelo amor de Deus! - para dar às pessoas certas, no
lugar certo, na hora certa.
10) Líderes
entendem o poder supremo dos relacionamentos
A guerra - ou seja, ter os negócios em pé de guerra - é
fundamentalmente um assunto feminino! Quando tudo está preparado, o que
importa são os relacionamentos que os líderes criam com seus seguidores.
O lema favorito do general americano Douglas MacArthur era: "Nunca
dê uma ordem que não possa ser obedecida". As mulheres sabem disso
e investem em relacionamentos - esse é um dos motivos pelos quais a
primazia do talento de liderança disponível no mundo de hoje está com
as mulheres!
11) Líderes fazem
tudo ao mesmo tempo
Qual é o item mais restrito hoje, amanhã e depois de amanhã? O tempo. O
futuro pertence ao líder que consegue fazer uma dúzia de coisas
simultaneamente. E quem é ele? Quero dizer, ela? Quem consegue
administrar mais coisas ao mesmo tempo? Quem se ocupa dos detalhes? Quem
encontra novas pessoas? Quem faz mais perguntas? Quem ouve melhor? Quem
encoraja a harmonia? Quem trabalha com uma lista imensa de coisas para
fazer? Quem é melhor em se manter ligada nas outras pessoas? Bem, isso é
uma pessoa de mil ofícios! Vamos chamar as mulheres de líderes!
12) Líderes fazem
gosto de ambigüidade
Os próximos cinco anos serão uma viagem na montanha-russa da economia. O
que significa que os líderes serão desafiados não apenas a tomar
decisões baseadas em fatos. Terão também de entender o sentido dos
sinais conflitantes e difíceis de detectar que chegam através do
nevoeiro e do barulho. Líderes conseguem manipular quantidades imensas de
ambigüidade.
13) Líderes
eletrificam o ambiente de trabalho
Nos velhos tempos a rede dos negócios fornecia um meio operacional
direto: eu sou um vice-presidente, você é um vice-presidente. Se eu
quero algo seu, convido-o para um drinque e consigo o que desejo. Agora o
poder está difuso, as alianças estão sempre mudando e os canais das
tomadas de decisão são fluídos e indiretos. O jogo de hoje é:
eletrifique o seu ambiente de trabalho. A maneira de fazer uma venda ou de
influenciar uma decisão de alto impacto é construir, alimentar e
mobilizar uma rede de influenciadores-chave em cada nível da operação.
14) A liderança
é a arte do improviso
O jogo - aliás, o livro essencial de regras - muda continuamente. A
competição muda o tempo todo. Assim, os líderes precisam também mudar,
continuar a reinventar a si próprios. Líderes têm de estar prontos a
adaptar, mudar, esquecer, perdoar. Têm de estruturar novos papéis e
novos relacionamentos para eles próprios, para sua equipe e para os
sócios.
15) Líderes
confiam nos seus instintos
"Intuição" é uma palavra que adquiriu uma conotação ruim.
Intuição é a nova física. É uma maneira prática, "einsteiniana",
de tomar decisões difíceis. Linha final: quanto mais loucos os tempos,
mas os líderes devem desenvolver sua própria intuição - e confiar
nela.
16) Líderes
confiam na confiança
Meu parceiro comercial. James Kouzes, e o seu colega Barry Posner,
disseram isso no livro Credibility - How Leaders Gain it and Lose it, Why
People demand it, (Ed. Vossey Bass). Num mundo louco, nós exigimos
alguém em quem possamos confiar. Como subordinado, confio em um líder
que aparece, faz as coisas mais difíceis e depois volta no dia seguinte
cheio de vitalidade.
17) Líderes são
monstros natos no que se refere a assumir o poder
Há duas maneiras de lembrar o legado que Jack Welch nos deixou como
líder. A primeira é que ele criou mais valor para os acionistas da GE do
que qualquer outro líder dos dias modernos. Ele também criou mais
líderes do que ninguém. Quando pensamos em Welch, não o associamos à
palavra "visão", mas a padrões rigorosos de desempenho,
conquista e poder, liderança e desenvolvimento de talento. Aliás, Welch
é um grande administrador.
18) Líderes
esquecem com facilidade
Peter Senge teve, há dez anos, uma intuição brilhante: a de que as
companhias deveriam ser organizações de aprendizado. Minha campanha em
2001: as companhias devem ser organizações capazes de esquecer. Você
tem uma idéia? Não hesite. Trabalhe nela enquanto ela é original! Não
funciona? Tente outra coisa.
19) Líderes
sempre aparecem com modelos novos
Muitos estão preocupados com a criação de organizações de alto
desempenho. Mas eis o que eu digo: tempos doidos requerem organizações
com altos padrões de desvio! Líderes sabem que as organizações
precisam renovar as reservas de genes. É o que acontece quando os
líderes esquecem as práticas antigas e abrem sua mente às novas. Isso
também acontece - e de uma maneira mais eficiente - quando os líderes
aparecem com novas pessoas, que tenham idéias novas. Como líder, faça
com seu pessoal o que a Cisco fez com a Tecnologia: adquira uma nova linha
de pensamento adquirindo uma nova linha de pensadores.
20) Líderes
cometem erros - e não esquentam a cabeça com isso
Ninguém - repito, ninguém - faz tudo certo na primeira vez. A maioria
não faz nem na segunda, nem na terceira, nem na quarta. Winston Churchill
disse que "sucesso é a habilidade de ir de fracasso em fracasso sem
perder o entusiasmo". Churchill fracassou de missão em missão -
até que deparou com uma grande missão e salvou o mundo. À medida que os
tempos ficam mais loucos, você verá um número maior de erros. Quando
você comete erros tem de reconhecê-los logo, mudar - para amanhã
cometer erros mais friamente.
21) Líderes amam
trabalhar com outros líderes
John Roth, presidente da Nortel, diz: "A nossa estratégia deve se
ligar à de clientes que lideram indo para o ataque. Se nos concentrarmos
nos clientes que ficam na defensiva também nos tornaremos
defensivos". AMÉM! Os líderes podem ser reconhecidos pela
companhia. Se você estiver trabalhando com pessoas que são líderes, que
têm clientes que também são líderes - então você poderá se manter
na liderança durante os próximos cinco anos. Líderes trabalham com
líderes. É isso aí - muito simples.
22) Líderes têm
humor
Ninguém é infalível. Para sobreviver nestes tempos difíceis, você
terá de rir de si mesmo e das situações muito mais vezes do que se
imagina. O humor é a melhor arma para evitar que você e sua equipe
enlouqueçam.
23) Líderes criam
marcas
Você não será um líder nos próximos cinco anos se não for capaz
disso. A capacidade de criar uma marca é que vai dar o tom da cultura e
estabelecer as idéias que dão corpo à empresa. Essa é a marca
registrada de um líder. Se você ainda não consegue fazer isso, trate de
aprender.
24) Líderes
também sabem quando devem desafiar as marcas
Em tempos loucos, as especificações do caráter corporativo devem estar
abertas a uma reavaliação constante. O que funcionou nos últimos cinco
anos poderá funcionar, mas também poderá não funcionar nos próximos
cinco anos.
25) Líderes têm
bom gosto
Existe uma coisa chamada bom gosto. Talvez uma palavra melhor para isso
seja "graça". Eu adoro esta citação, da designer Celeste
Cooper: " A minha palavra favorita é "graça" - seja ela
graça extraordinária, graça salvadora, graça sob fogo, Grace Kelly. A
maneira como vivemos contribui para a beleza - seja no modo como tratamos
as outras pessoas, seja como tratamos o ambiente". Os líderes que
podem mudar a nossa vida não se intimidam com palavras como graça,
beleza e gosto.
26) Líderes não
criam seguidores, criam mais líderes.
Um número grande de líderes antiquados mede a sua influência pelo
número de seguidores que diz ter. Mas os maiores líderes são os que
não têm seguidores. É só pensar em Martins Luther King Jr. Ou Nelson
Mandela. Eles procuravam mais líderes, para que pudesse transmitir-lhes o
poder de descobrir e criar os seus próprios destinos.
27) Líderes
gostam do arco-íris - por razões completamente pragmáticas
Mais uma boa palavra que adquiriu um significado ruim:
"diversidade". Diversidade, durante os últimos 20 anos,
transformou-se na "coisa certa a fazer". Bem, quando os tempos
são difíceis, a diversidade não é só uma boa coisa - ela é um item
de sobrevivência. O que se tem contra a diversidade é o que se tem
contra a homogeneidade: quando o mundo está passando por mudanças
repentinas, imprevisíveis e assustadoras, você tem de ter uma reserva
diversificada de genes. Você precisa ter múltiplos pontos de vista. Em
uma época heterogênea, a homogeneidade é insatisfatória!
28) Líderes não
sucumbem ao próprio sucesso
Um número muito grande de pessoas obteve sucesso - um sucesso realmente
grande - nos últimos cinco anos. Algumas delas pensam que são
responsáveis por isso. Mas, em tempos difíceis, os líderes não
acreditam no que os jornais dizem sobre eles. E nunca permitem que as suas
organizações se mostrem complacentes! A confiança gera um sentimento de
infalibilidade. Mais uma vez: amém.
29) Líderes nunca
são apanhados lutando na guerra passada
Esse é o velhíssimo problema dos generais cobertos de medalhas - estão
sempre se preparando para lutar na última guerra. A lição, tirada da
História, aplica-se ao mundo dos negócios. Em que ramo de negócios
você está? A única resposta que faz sentido no mundo de hoje é: só
Deus sabe! Você pertence ao time que começou a usar a Internet logo que
ela apareceu? Ótimo! O único problema é que a Internet ainda está
usando fraldas. Só agora os velhos gigantes estão despertando para usar
o seu potencial. Qual é o seu próximo ato totalmente novo?
30) Os líderes
têm de passar sua mensagem. Eles se preocupam em não jogar fora o bebê
junto com a água do banho
Já falei que estes nossos tempos são paradoxais? Bem - são. Mas aqui
está o outro lado da moeda: enquanto está combatendo a coerência, você
deve agir de maneira coerente. Para ser "excelente" (gerar
lucros, garantir a qualidade e satisfazer os clientes), você deve ser
coerente e construir uma infra-estrutura de produção de capacidade
estelar. Mas a obsessão que permite que você atinja objetivos de ganhos
e de qualidade é que torna vulnerável às novas e estranhas ameaças.
Imagine só: gostar da água do banho e ter de jogá-la fora.
31) Líderes
prezam os assassinos que há dentro de sua organização
Os líderes, conscientes ou inconscientemente, ultrapassam os limites da
sabedoria convencional. Mas os líderes verdadeiramente grandes passam ao
nível seguinte. Eles procuram na organização quem queira ultrapassar a
sua própria sabedoria - e reverenciam estas pessoas. Os Grandes líderes
honram as pessoas que querem depô-los, os assassinos do seu meio. Repitam
comigo: os verdadeiros líderes aclamam Brutus!
32) Líderes
adoram tecnologia
Eu quero dizer: ADORAM. A tecnologia é a arquiteta da mudança. Você tem
de amar (não quero dizer gostar ou tolerar) tecnologia. Ela vai mudar
tanto você como sua companhia. Se não amá-la, você se tornará sua
vítima e não seu parceiro de mudanças. Você não precisa se
transformar em técnico, mas tem de adotar a tecnologia, cuidar dela. Ela
é sua amiga, sua amante, e às vezes lhe será infiel. Ela o levará por
caminhos sombrios e perigosos. Não importa. Ela está remodelando o
mundo. E você deve pular alegremente para dentro dela (essa é a melhor
maneira de amá-la).
33) Líderes
sempre têm uma paixão escondida na manga
Líderes sonham em technicolor, vêem o mundo com cores mais brilhantes,
imagens mais definidas e de alta resolução. Em última análise,
liderança é ter, criar, mostrar e difundir energia. Os líderes
emocionam, irrompem, flamejam e têm entusiasmo sem limites. E como seria
possível não terem tudo isso? A lógica é: se você não amar o que
está fazendo, se não estiver completamente apaixonado pelo seu projeto,
pela sua equipe, pelos seus clientes e pela sua companhia, então porque
diabos está fazendo tudo isso? E por que, com mil diabos, esperaria que
alguém o seguisse?
34) Líderes
sabem: energia gera energia
Cada companhia bem-sucedida, cada equipe bem-sucedida e cada projeto
bem-sucedido funcionam com apenas uma coisa: energia. A tarefa do líder
é transformar-se na fonte de energia que impulsiona o outro. Mas às
vezes um líder não tem energia. Às vezes a situação fica preta e o
resultado parece duvidoso. E eu digo: faça de conta! Nesse ponto crítico
a energia torna-se essencial. Então, se você tem de fingir, finja! E
assim que você dá o ponta pé inicial no ciclo energético, a natureza
faz o resto e a energia começa a fluir. Benjamin Zander disse isso muito
bem: a função do líder é a de ser um "distribuidor de
entusiasmo".
35) Líderes
organizam a comunidade
Vamos dar três calorosos vivas a Saul Alinsky. (Nunca ouviu falar dele?
Depressa! Acesse a Amazon.com e compre Rules for Radicals: a Pratical
Primer for Realistic Radicals, Ed. Random House) Leia imediatamente! Não
importa se você está descobrindo novos talentos, fazendo uma venda ou
estabelecendo uma parceria. Tudo o que você faz é estabelecer raízes. O
cargo que ocupa pode indicar que você é um líder. Quer realizar aquela
reciclagem de processo de negócios que a Internet permite? Você deve
atingir um engajamento de primeira linha, chegar aos votos! Tem de levar
seus clientes a votar em você, seus fornecedores e seus empregados
também. Como agir para eles fazerem algo mais do que simplesmente
aparecer? Você os recruta e vai ganhando os votos deles dia-a-dia.
36) Líderes
respeitam os outros
Há um outro livro importante que tem uma única palavra como título:
Respect - An Explanation (Ed. Perseus), de Sara Lawrence-Lightfoot. A
essência da sua mensagem: "Só muito mais tarde é que percebi qual
era o segredo de papai. Ele conquistava o respeito respeitando os outros.
Ele conversava e ouvia o garoto que engraxava sapatos da mesma maneira
como ouvia e falava com um bispo ou diretor de escola. Ele se interessava
profundamente pelo que você era e pelo que tinha a dizer".
Atenção. Respeito. Os líderes se importam com as conexões - porque
elas movem montanhas.
37) Líderes
aparecem
Vale a pena mostrar engajamento e respeito fazendo uma viagem de 6.000
milhas para realizar uma reunião de 5 minutos. Hatim Tyabkji, que era o
CEO da Verifone, viajou uma vez da África do Sul ao Colorado - a caminho
da Noruega - e fez uma palestra de 1 hora para apenas 30 pessoas. Porquê?
Porque 3 meses antes desta data ele prometera estar lá. Eu garanto que as
pessoas prestaram uma atenção enorme no que ele disse.
38) Liderança é
desempenho
De acordo com Carly Fiorina, CEO da HP: "Liderança é desempenho.
Você tem de estar consciente do seu comportamento, porque todas as outras
pessoas estão". Os líderes se esforçam para passar a mensagem
certa na maneira como andam, falam, se vestem e se posicionam. A
liderança não diz respeito somente à ação, mas também à atuação.
39) Líderes são
grandes contadores de histórias
Um desempenho tem de ter um roteiro. A comunicação eficiente de uma
história é uma chave - talvez seja a chave - da liderança. Por quê?
Porque as histórias são coisas reais. Elas falam do que lembramos, da
maneira como aprendemos e como visualizamos as coisas que podem se
realizar. Se você quiser interessar os colegas no desempenho futuro da
sua empresa, não apresente a eles somente números. Conte-lhes uma
história. Números são aborrecidos. As histórias são pessoais,
apaixonadas e preenchem um propósito.
40) Líderes dão
uma causa a cada pessoa
Se você quiser que as pessoas prestem atenção - realmente muita
atenção - aliste-as numa causa que possa despertar o seu interesse. Por
exemplo: tornar-se parte de uma equipe que fará história. As pessoas
fazem o impossível por uma causa. Mas por um negócio elas apenas
trabalham. Qual é a sua causa?
41) Líderes
concentram-se no material sutil
Pessoas. Valores. Caráter. Engajamento. Uma causa. Tudo o que
supostamente seria blábláblá para o mundo dos negócios é material que
merece a atenção dos líderes - sempre. É por isso que a liderança é
uma arte e não uma ciência. Se a liderança fosse apenas uma questão de
atingir números, seria só um problema matemático. Mas a liderança é
um dos mistérios humanos. Nestes tempos, à medida que se torna mais
difícil atingir os números (ou sequer entendê-los), a frustração
acarreta a tentação de ser um líder do tipo "deixa que eu
resolvo". Rapidamente veremos, porém, quem é que vai conservar a
energia da empresa diante da adversidade e da ambigüidade. E veremos quem
se confronta com a resistência passiva, com a rebelião silenciosa e com
atos esporádicos de insubordinação.
42) Líderes
pensam, ou melhor, sabem que podem fazer diferença.
Chame isso de otimismo insano ou de excesso de autoconfiança. Os líderes
estão convencidos de que vão fazer diferença. E isso não é ter um ego
inflado, mas um saudável e inquestionável senso de adequação. Um
líder assim atrai outros que partilham desse sentimento. E partindo
disso, surge uma equipe que, certamente, fará diferença! O que vem
antes: senso de adequação ou habilidade de realizar? Aí está mais uma
camada na alquimia da liderança.
43) Líderes
sempre acham tempo para usar o telefone
Lendo os livros sobre liderança, vê-se que há uma forte contracorrente
afirmando que os líderes são pessoas de ação! Eles são, também são
grandes faladores. A liderança requer um suprimento inesgotável de
energia verbal; falar ao telefone, ficar concentrado na sua mensagem,
repetir o mesmo mantra até que você não possa suportar mais o som da
sua própria voz - e, depois, repetir a mensagem. Quando você começar a
ficar saturado dela, provavelmente ela estará começando a difundir-se na
organização. Não é possível ser um líder do tipo forte e silencioso.
Você tem de ser um comunicador incansável.
44) Líderes
escutam com toda a atenção
Líderes falam. Líderes escutam. Ou seja, mas uma vez, é preciso ver o
outro lado da moeda. Os líderes escutam o que o mercado está dizendo, o
que o cliente está dizendo, o que a equipe está dizendo. Não, você
não tem de fazer tudo o que lhe pedem. Mas, se mostrar que está
realmente escutando o que lhe dizem estará demonstrando respeito pelas
pessoas. Os ouvintes atentos, sintonizados, geram simpatia, criam
conexões e, em última análise, constroem coerência. Quando a
situação ficar difícil, como inevitavelmente acontecerá, essas são as
qualidades que sustentarão você. Ouça enquanto pode, para liderar
quando for o seu dever.
45) Líderes têm
prazer em rodear-se de pessoas que são mais espertas que eles próprios
Não se desespere, porque você não achará todas as respostas. E o que
é mais importante: não se espera mais do que você as tenha. Porque
ninguém pode ter todas as respostas! O que esperam de você é que
contrate pessoas - em todos os níveis da sua organização - que tenham
as respostas. São elas que levam você a tomar as decisões certas, a
lidar com um mundo confuso. São essas pessoas que, em última análise,
tornarão você conhecido. Os feitos delas terão sua assinatura, serão a
medida de sua competência. Se tiver confiança suficiente para contratar
as pessoas que tenham mais talento do que você próprio, será conhecido
como um líder audacioso. Se contratar somente pessoas que não sejam tão
talentosas como você próprio, parecerá fraco e inseguro. E, em última
análise, falhará. Portanto, decida. Quer ser a pessoa mais inteligente
da organização? Ou quer vencer - e deixar um legado?
46) Grandes
líderes são grandes políticos
Liderança não é coisa para gente fraca. Assumir a responsabilidade de
conduzir outros à batalha - tanto na guerra como no trabalho - não é
para os fracos. E não é somente uma questão de ter estômago para
agüentar o número de mortos. É o mundo real da política organizacional
e do que é preciso fazer para que as coisas sejam concluídas. Não estou
endossando nenhum tipo de jogo sujo. Estou só dizendo que não se pode
fingir que o jogo não vai ficar duro. Vai. E talvez seja possível você
se manter sempre em cima do muro e assim mesmo tornar-se um líder
eficiente. Ponto final.
47) Líderes criam
um sentido para as coisas
O papel de um líder não é somente o de tomar decisões e fazer produtos
e serviços. A função de um líder é também de criar significados. Por
quê? Porque em tempos como estes, as pessoas dependem dos seus líderes
para absorver todo o caos, a informação e a mudança e encontrar algum
padrão significativo e um propósito definido no meio de todo esse
entulho.
48) Líderes
aprendem
Adivinhe qual é a pior coisa que pode acontecer a você como líder?
Exaurir o seu capital intelectual. Antes de chegar à liderança, você
acumulou conhecimento indo a conferências, tomando notas, pesquisando na
Internet como um doido e mantendo os olhos e os ouvidos bem abertos o
tempo todo. Isso o levou para as fileiras da frente. E aí você se enrola
nas políticas internas e começa a dissipar o capital intelectual que
acumulou durante anos de trabalho duro. Pelo fato de estar tão ocupado em
fazer coisas, você para de aprender. Fica parecendo um disco quebrado,
repetindo os paradigmas de ontem. Você ouve o círculo fechado dos seus
"brilhantes" conselheiros. E começa a citar a si próprio! Para
evitar esse erro, líderes devem rapidamente, pode ter certeza de que vai
ficar para trás.
49) Líderes
Agora é com você: qual é a sua proposta para tempos tão difíceis?
Qual é o lema que capta verdadeiramente a essência da liderança? O que,
na sua opinião, os líderes devem fazer para ter sucesso nos próximos
cinco anos? Entre no site de VOCÊ s.a. (www.vocesa.com.br)
para dar sua idéia ou mande-me um e-mail (tom@peters.com)
dizendo o que pensa.
50) Os verdadeiros
líderes sabem quando devem parar de trabalhar
Muito trabalho deixa de ser feito por aqueles que permanecem no posto
além do seu prazo de validade. Não são somente os jogadores de futebol
que correm este risco. Acontece também com os CEOs das grandes
organizações. Como saber a hora de parar? Quando você sabe que uma
idéia não vai funcionar antes mesmo de experimentá-la, quando vê um
problema conhecido de volta ao seu dia-a-dia e quando já resolveu tantas
vezes a mesma coisa que ela não apresenta mais nenhum interesse. Quando
lembra que se tornou um líder por representar um desafio ao conhecimento
convencional e reconhece que agora você representa o "status quo".
Quando você deixou de cumprir todos os outros 49 itens da lista, volte ao
número 1 e recomece tudo outra vez...
Matéria de Capa
Você S/A - maio de 2001
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